Sabias que existem alguns modelos de carros que têm motor Ferrari mas que não o são? Vamos conhecê-los!
ASA 1000 GT
A marca indissociável de Sebastian Vettel, motorizou o ASA 1000 GT ( Autocostruzioni Società per Azioni), carro pequeno, um dos modelos desportivos Ferrari desenvolvido, de facto, pela Ferrari, porém não foi batizado com este nome que vale milhões.
A razão?
Não tinha um motor V12 e por isso não concordaram em chamar-lhe de Ferrari, nem em colocar o símbolo famoso do cavalinho.
Atualmente, a presença de motores V8 e V6 são na gama Ferrari usuais. Contudo, nas décadas de 50 e 60 do século passado, a marca de Maranello era bem mais “exigente” e prosseguia a batalha de não admitir chamar de “Ferrari” um veículo com motor abaixo de V12. Este “luxury” também era evidente na exclusividade dos seus modelos e claro, também no preço, permitindo altas receitas.
Fiat Dino
A Ferrari pediu ajuda à Fiat para a produção de carros pois não tinha capacidade suficiente. Assim nasceu um Fiat Dino, com um motor V6. Foi assim logo batizado desde a oficina e, mais uma vez, não levou o nome nem o símbolo da marca italiana.
O Fiat Dino estava disponível como Dino Spyder, tinha tração traseira, e estava equipado com o mesmo 2.0 V6 que equipava o Dino 206 GT (um mini-Ferrari ao qual faltava apenas o logótipo). Oferecia 160 cv e vinha acompanhado por uma caixa manual de cinco velocidades.
Lancia Thema
Nos anos 1970s, os motores são da Ferrari voltaram a equipar apenas outros carros a gasolina da mesma marca. Contudo, apesar desta formula vencedora, quando chegou o Lancia Thema 8.32, a batalha mudou. Equipado com um motor V8 , este Lancia Thema tipo 8.32 assinalou o regresso dos motores Ferrari à Lancia.
Semelhante ao modelo 308 Quattrovalvole, este motor permitia ao executivo da Lancia uma fórmula para ir dos 0 aos 100 km/h em 6,8s e alcançar os 240 km/h de velocidade máxima, fazendo jus ao seu potente motor.
Maserati
Também este com um motor da Ferrari, resultou do facto de nos anos 90 Luca di Montezemolo e sua equipe ter conduzido os caminhos da marca de Maranello e, algum tempo depois, da Maserati.
Ora perante esta união de lucro seria uma questão de tempo até os motores da marca equiparem os modelos da Maserati. E assim aconteceu.
Para uma melhor adaptação às características dos modelos da Maserati, o V8 apresentava-se com uma cambota cruzada, em vez de uma cabota plana, proporcionado um funcionamento mais suave dos seus modelos.
Além do Coupe e Spyder, o V8 equipou também mais 4 modelos da Maserati a gasolina e só saíram de produção no ano de 2019.
Ferrari California? Purosangue? Spider? Gostavas de ter um Ferrari hoje? Acede a PiscaPisca.pt e encontra o teu !
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação de texto por Sílvia Reis
Edição de texto por Mariana Marques