Fazer carregamento de um carro elétrico e pagar com o multibanco

Fazer carregamento de um carro elétrico e pagar com o multibanco

E se em vez de estares associado a um dos vários fornecedores de eletricidade para carros elétricos, pudesses pagar apenas com o multibanco?

Caso tenhas um carro elétrico e necessites de efetuar um carregamento na via publica, terás obrigatoriamente de estar vinculado a um dos fornecedores de eletricidade, como exemplo, Galp Eletric, EDP, Miio, etc.

Tal como existe nos veículos a combustão em que se chega ao posto de abastecimento e apresentamos o cartão multibanco para fazer o pagamento do depósito de combustível que acabamos de fazer, para 2024, este meio de pagamento também irá fazer parte da rotina de quem têm um carro elétrico. Isto faz com que qualquer pessoa já possa, mais comodamente , fazer o carregamento do seu veículo elétrico.

Valores às claras

Atualmente, quando se faz um carregamento num dos postos, apesar de estarem indicados os valores fixos do operador do posto, e valor variável, nunca se fica com a informação mais correta e atualizada no momento, ou seja, irá depender do valor que está a ser comercializado no momento. Só após 30 dias, aquando do envio da fatura, por norma o período de faturação dos fornecedores, é que ficamos a saber quanto é que gastámos naquele dia e naquela hora com um simples carregamento de eletricidade.

Existem exceções nos fornecedores

Existem exceções em alguns fornecedores. Um deles é o Continente Plug&Charge ou a Miio, em que os valores que tens a pagar fica logo disponível. Mais, no caso do Continente Plug&Charge, se fizeres compras no valor mínimo de 30€, podes acumular no cartão Continente um desconto de até 30 min de carregamento.

Já na Miio, a vantagem prende-se com o facto de estar praticamente tudo discriminado. Valor do comercializador de energia (CEME), valor fixo do operador do posto de carregamento (OPC) e taxas, tal como, darem-te a escolher a melhor tarifa na altura do teu carregamento, tudo isto na hora em que queres carregar.

Quem definiu esta mudança?

O objetivo da UE é reduzir até 55% das emissões de CO2 até 2030 (Objetivo 55) dentro da União Europeia, graças ao que foi definido pela AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation), regulamento à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos, onde se pode ler:

Os utilizadores de veículos elétricos ou alimentados a hidrogénio devem poder pagar facilmente nos pontos de carregamento ou abastecimento com cartões de pagamento ou dispositivos com uma funcionalidade sem contacto e sem necessidade de assinatura e com total transparência dos preços.

Assim sendo, será obrigatório todos os postos públicos de carregamentos de veículos elétricos instalados a partir do dia 13 de abril 2024, ter incorporado leitores de cartões de pagamento. Esta medida deverá estar completa a partir do dia 1 de janeiro de 2027, abrangendo desta forma, todos os postos instalados ao longo da RTE-T (rede transeuropeia de transportes) caso ainda não tenham esta funcionalidade.

Apenas os postos de carregamento com potência acima dos 50 KW têm esta obrigatoriedade. Todos os outros postos de carregamento inferiores a 50 KW os meios de pagamento terão uma alternativa. Ou seja, poderás pagar através do telemóvel, continuando a ser uma compra sempre segura, com o gerar de um código específico de resposta rápida (código QR), semelhante ao pagamento efetuado através de MB Way.

Certo continua a ser o pagamento dos carregamentos feitos através dos contratos com os operadores (fornecedores de energia) não havendo quaisquer alterações bastando continuar a passar o cartão físico.

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Fonte: Razão Automóvel

Equipa Pisca News

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