Já está em Portugal a última novidade da marca XEV e tem o nome de Yoyo.
Tal como nos microcarros, este XEV Yoyo, pode ser conduzido não só por adultos, como por condutores com apenas 16 anos.
Apesar de não ser barato, com um valor de 16 950 euros, este elétrico apresenta uma manutenção muito baixa e uma autonomia bastante boa o que faz dele uma compra a ser equacionada.
Depois do sucesso do anfitrião Citroën AMI, o mercado europeu começa a ganhar mais fãs em relação a estes carros quadriciclos.
Neste segmento, com bastante interesse por parte das grandes marcas de automóveis, existem já em projeto mais opções para que a mobilidade urbana possa ser cada vez mais “green”.
Esta é uma boa noticia para quem quer ter um elétrico, com linhas modernas e funcionais, aliando a isso o facto de ser zero emissões poluentes. Para tal, um dos requisitos é ter carta de condução B1 (licença de condução).
Equipamento do XEV Yoyo
A curiosidade deste carro é que o mesmo é impresso em 3D, ou seja, quase todo o carro é feito através de impressoras 3D, o que torna ainda mais rápido o seu processo de produção e montagem.
Com apenas dois bancos, o seu interior conta com uma consola de ecrã central e a cores, onde o ar condicionado também se encontra presente. A integração via Bluetooth através da app do smartphone é mais um dos aspetos a considerar para um carro tão pequeno. Temos ainda como equipamento, sistema de som, fecho centralizado, vidros elétricos e até um sistema de chave keyless.
XEV Yoyo na estrada
Para uma utilização exclusiva em cidade, dá e sobra. O XEV Yoyo, é muito competente, mesmo em condições “adversas” (subidas).
O seu motor oferece 20 CV de potência dando conta do recado aquando do pisar do acelerador, deixando com a sensação de se estar ao volante de um carro grande. É uma pena não poder circular em autoestradas devido à sua categoria.
Outro ponto a seu favor, os carregamentos e consumos. Com um consumo a rondar os 6,5 kWh, por cada 100 km (numa tomada doméstica) consegue-se com que o valor de um carregamento em casa, fique por apenas 1 euro por cada 100 km. A marca anuncia uma autonomia na casa dos 150 km para 90 Km/h de velocidade máxima.
O embaixador do PiscaPisca.pt, Nuno Agonia, aventurou-se e testou o novo XEV Yoyo. Descobre tudo sobre este test drive neste vídeo.
Resumindo,
O preço pode até assustar quem queira adquirir este XEV Yoyo, mas tendo em conta os consumos, autonomia e até mesmo o equipamento, esta pode ser uma boa oportunidade, e um dos muitos candidatos, para quem quer ter um elétrico.
Este é também um dos fortes candidatos a competir diretamente com o Citroën AMI.
Carros a combustível, elétricos e muito mais, é no melhor dos portais: PiscaPisca.pt
Fonte: Razão Automóvel ; Canal Youtube Nuno Agonia
Equipa Pisca Pisca News