Falhei o prazo da inspeção, e agora?

Falhei o prazo da inspeção, e agora?

Todos os veículos que circulam na estrada, quer seja um ligeiro ou pesado, de passageiros ou de mercadorias, têm o dever de realizar a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) para assegurar que o veículo cumpre as condições de seguranças necessárias e adequadas. No entanto, a frequência e o prazo com que se deve realizar a inspeção periódica varia de acordo com o tipo de veículo.

Prazo da inspeção para veículos ligeiros

Para automóveis ligeiros de passageiros, a inspeção automóvel deve ser realizada ao fim dos primeiros 4 anos da data da primeira matrícula, e depois disso, a cada 2 anos. Ao fim de 8 anos a contar desde a primeira matrícula, a inspeção deve ser realizada anualmente.

Para automóveis ligeiros de mercadorias, a inspeção deve ser realizada ao fim de 2 anos após a primeira matrícula, passando depois a ser feita anualmente.

Prazo da inspeção para veículos pesados

Para veículos pesados de passageiros e para veículos pesados de mercadorias, a inspeção deve ser realizada 1 ano após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente até perfazerem sete anos. No 8.º ano e seguintes, a inspeção deve ser realizada semestralmente.

Até quando posso realizar a inspeção periódica obrigatória?

A data limite para a realização da inspeção periódica dizem respeito ao dia e mês referentes à data do primeiro registo do veículo. Por exemplo, se compraste um veículo ligeiro de passageiros que foi matriculado dia 4 de fevereiro de 2020, deves realizar a inspeção periódica obrigatória, no máximo, até ao dia 4 de Fevereiro de 2024. A inspeção pode logo ser realizada 3 meses antes dessa data.

inspeção periódica

E se falhar o prazo da inspeção, o que acontece?

Se deixares passar o prazo da inspeção periódica obrigatória e circulares sem a teres realizado, estarás a cometer uma infração que dá direito a uma multa. Caso circules nas estradas sem ter realizado a inspeção periódica obrigatória ou sem esta ter sido aprovada, o preço que podes vir a pagar por uma multa pode ir dos 250€ até aos 1250€

Por isso, fica atento e não deixes o prazo da inspeção passar quando adquires o teu novo carro usado em PiscaPisca.pt.

 

Fontes: IMT ; Razão Automóvel

 

 

Equipa Pisca Pisca News