Existem mecânicos suficientes para o futuro dos carros elétricos?

Existem mecânicos suficientes para o futuro dos carros elétricos?

Esta é uma questão que se coloca quando se fala de carros elétricos: será que, no futuro, teremos mão de obra suficiente de forma a garantir a manutenção de um carro elétrico? O tempo para responder a este problema talvez seja cada vez mais curto…

Segundo o estudo mais recente da SMF (Social Market Foudation), grupo formado por peritos britânicos focado na política pública, e citado pela Bloomberg, a resposta à questão acima é não. Pelo menos, no Reino Unido.

De acordo com este estudo, a formação de mecânicos qualificados para poderem trabalhar com os veículos elétricos , da forma que está agora, não está a acompanhar a produção do carro elétrico que está a chegar às estradas do Reino Unido.

Pode ler-se isso no relatório apresentado por esta entidade:

“A escassez de técnicos qualificados aumenta o risco dos custos de manutenção serem maiores e de potencialmente alguns condutores se verem impedidos de fazer a manutenção adequada do seu carro.”

E no resto da Europa, como será o futuro dos carros elétricos?

Tal como no Reino Unido, local onde o estudo foi feito, o resto da Europa não será exceção. A crescente procura por soluções de mobilidade elétrica tem causado em diversas empresas por todo o mundo, novos lançamentos de modelos elétricos focados na energia e sustentabilidade.

Contudo, como referido, este estudo tem apenas como base o exemplo do mercado do Reino Unido, ainda não existindo estudos concretos para o mercado Europeu. No entanto, ele não deverá andar muito longe deste estudo britânico sendo que, por sua vez, esta é uma tendência crescente para os próximos anos.

A SMF defende que podem e devem ser preparados novos técnicos e credência-los para que a manutenção destes veículos não fique comprometida, dotando-os de conhecimento técnico e da tecnologia necessária para trabalhar diretamente com a matéria das baterias , que diferem em grande parte na sua composição face os motores a combustão. Além disso, um motor elétrico tem especificações e um sistema totalmente diferente dos carros a combustão, movidos a gasolina ou diesel, que requer qualificações especiais por parte das pessoas responsáveis para a sua manutenção.

 

Continua a acompanhar esta e outra novidades através das redes sociais do PiscaPisca.pt, a plataforma do teu carro ideal: Facebook e Instagram.

Consulta a informação completa em Razão Automóvel.

 

Redação de texto por Marco Janeiro

Edição de texto por Mariana Marques