Em março de 2022 surgiu um grupo de ativistas climáticos, os Tyre Extinguishers, inicialmente criado no Reino Unido. Este grupo foi criado para esvaziar os pneus dos SUVs e o seu principal objetivo é:
“Tornar impossível possuir um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo. Estamos a defender-nos contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros.”
Ou seja, os Tyre Extinguishers têm como função esvaziar os pneus dos SUVs pois consideram que este segmento de veículo apresenta problemas para a saúde, segurança pública e para o clima. Isto acontece pelos SUVs serem carros maiores e mais pesados, o que consequentemente leva a que sejam mais poluentes e com maiores gastos de combustível.
Em junho de 2023, este grupo chegou a Portugal, tendo ocorrido vários incidentes na cidade de Lisboa característicos dos Tyre Extinguishers: pneus vazios e um folheto no para-brisas dos veículos.
Será que esvaziar os pneus de carros de outros proprietários é considerado crime?
Poderíamos considerar esta prática de esvaziar os pneus como um crime, mas não é. Neste caso, os Tyre Extinguishers apenas esvaziam os pneus dos SUVs sem lhes causar nenhum dano (cortes ou furo), por isso não é considerado crime se o pneu não tiver sido danificado ou destruído.
No entanto, se os pneus apresentaram rasgões ou cortes, nesta situação já está em causa um crime de dano, que pode resultar numa multa ou até 3 anos de pena de prisão.
O que fazer se encontrar o meu carro com os pneus vazios?
Se tiveres o azar de chegar ao teu carro e te deparares com os pneus vazios, há algumas medidas que deves tomar. Apesar de não ser considerado crime esvaziar os pneus do veículo de terceiros, deves apresentar queixa às autoridades e acionar a assistência em viagem, caso a apólice do teu seguro inclua a cobertura de assistência em viagem.
Caso não sejas o condutor do veículo e te depares com os pneus de outro carro totalmente vazios, deves alertar as autoridades.
Esvaziar os pneus é um crime semipúblico, por isso deve sempre ser reportado às autoridades para abrir um processo e pôr fim à situação.
Equipa Pisca News
Fonte: Deco Proteste