Estacionar em Paris, França, poderá ser mais caro do que pensas devido à mais recente medida tomada pela autarquia parisiense, especialmente se tiveres um SUV. O referendo votado pelos parisienses tem como objetivo tornar a capital 100% ciclável, diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar.
Os SUV dominam em Paris
O número de SUV (Sport Utility Vehicle), é um tipo de automóvel com características a todo-o-terreno, e têm sido os preferidos dos parisienses. Na capital francesa têm aumentado progressivamente nos últimos quatro anos e de momento, representam 15% dos 1,15 milhões de veículos particulares estacionados em Paris.
A medida tomada pela autarquia parisiense tem gerado alguma polémica, afetando a carteira especialmente a quem tenha SUV. Os elétricos não escapam à medida, e também todos os restantes automóveis que ultrapassem um determinado peso, sofrem com taxas de estacionamento.
Estacionar um SUV no centro de Paris vai passar a custar mais de 200 euros por dia. No passado dia 4 de fevereiro, a decisão foi tomada pelos parisienses por referendo, que visava afetar o preço de estacionamento de SUV e veículos mais pesados e de grandes dimensões.
Apesar dos parisienses terem votado a favor do aumento das taxas de estacionamento, nem 6% dos mais de um milhão de eleitores se dirigiram às urnas. No entanto, o resultado não deu margem para dúvidas, 54,5% votaram a favor do aumento das taxas de estacionamento e 45,5% contra.
Segundo a Câmara Municipal de Paris, o valor a pagar pelo estacionamento de automóveis mais “volumosos e poluentes”, poderá custar o triplo dependendo do distrito de Paris. Colocando as carteiras mais apertadas a quem quiser estacionar perto do Arco do Triunfo, uma hora custará 18 euros, mas se o veículo estiver parado seis horas, o valor a desembolsar será 225 euros.
Os principais prejudicados serão os SUV, mas esta medida visa abranger todos os automóveis com mais de 1600 kg. Os elétricos também serão afetados, mas só se ultrapassarem os 2000 kg.
Luz verde para avançar
Apesar da aprovação da medida, o triplicar das taxas de estacionamento para não residentes tem merecido muitas críticas. Tendo sido considerado um ataque à liberdade de escolha e há quem questione o impacto que poderá ter no turismo.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Paris reforçou a importância deste referendo e o principal objetivo com este:
A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica.
O esforço para a transição ecológica sairá cara para os franceses, especialmente a quem tenha carros tipo SUV, os prefeirdos das famílias. A partir de setembro, estacionar na capital francesa será um verdadeiro luxo, ficando isentos desta medida os residentes de Paris, bem como à noite/madrugada e aos domingos.
Os veículos de maiores dimensões que ocupam mais as cidades, com maior pegada carbónica e também com maior fatalidade em caso de acidente – os SUV – são o principal alvo a rever nas grandes cidades. Assim em fevereiro, o Parlamento Europeu votará limites à dimensão dos carros, que tendem a aumentar 1 cm a cada dois anos.
Esta révolution française na conquista de um futuro mais verde e tornar Paris uma capital mais ecológica, tem tido como consequência a tomada de medidas mais drásticas. Já em 2019, França impôs uma taxa ecológica de 20.000 euros para SUVs, e ainda no ano passado proibiu as trotinetes elétricas.
Até ao momento, Câmara Municipal de Lisboa não se compromete com esta medida, que também já foi adotada ne Alemanha e prevê-se a aderência de outras cidades. Mas como mais vale prevenir do que remediar, visita o PiscaGreen e começa a piscar o olho ao futuro.
Fonte: Sic Notícias, Razão Automóvel, Diário de Notícias
Equipa Pisca News