Apesar de não ser um furto muito recorrente em Portugal, este é um tipo de crime que tem um único objetivo: utilizar a matrícula roubada noutro veículo e usá-lo indevidamente em diversas situações.
Por exemplo, passar portagens sem pagar, abastecer o automóvel em bombas de gasolina e fugir sem pagar. Podemos ainda pensar em cenários mais graves, que envolvam assaltos, acidentes ou atropelamentos, sendo identificado como culpado o dono da matrícula roubada.
Mas, o que devo fazer se me roubarem a matrícula?
- Apresentar queixa
O mais importante e urgente que pode fazer é apresentar queixa na PSP ou GNR. Mas, nunca o faças no teu carro. É ilegal circular sem matricula, seja onde for, por isso não deves retirar o carro do local onde o encontraste.
Nos contactos com as forças de segurança PSP ou GNR, deves indicar a hora, o local e tudo o que consideres importante para que consigam recolher o máximo de detalhes e descobrir o que aconteceu após esse mesmo incidente.
- Tens Via Verde? Fica atento.
Após a tua matricula automóvel ter sido furtada, deves contactar o apoio ao cliente da Via Verde, pelo que estes, devem verificar se existem passagens associadas à tua matrícula, explicando a situação ocorrida. Se tiverem sido verificados registos fotográficos com a tua matrícula, deves juntá-los à queixa apresentada na polícia, assim como solicitar que o valor que te será cobrado seja anulado, evitando desta forma, pagamentos que não te são devidos.
- Contactar a seguradora
Se, a modalidade de seguro que contrataste for de danos próprios, está coberto o furto de matrículas. Agora, se tens dúvidas deves confirmar junto da tua seguradora as condições e os documentos necessários para o seguro assegurar os custos desta situação.
Muitas vezes, este tipo de crimes acaba por ficar arquivado, por falta de evidências que permitam identificar o ator do furto. Mas, deves sempre fazer o favor de apresentar queixa para evitar que a tua matrícula possa ser associada a crimes mais graves e seres dado como responsável.
Como tratar da nova matrícula?
Para fazer um pedido de matrícula, é obrigatório apresentar o Documento Único Automóvel, que serve de prova de como és o proprietário do veículo, continuando desta forma, o registo em teu nome.
Deves guardar todos os recibos referente à compra das novas placas de matrícula, assim como da sua colocação, salvaguardando assim os teus interesses. Estes podem ser importantes no processo destas entidades de segurança pública, PSP e ou GNR, ao longo da análise do caso.
Para mais informações, vê a noticia em Deco Proteste e se achares necessário, podes entrar em contato com eles.
Redação e edição de texto por Mariana Marques