É o fim dos motores a combustão

motores-a-combustao-chegam-ao-fim

A 28 de Junho de 2022, o Parlamento Europeu aprovou a redução de 100% das emissões de CO2 para automóveis novos. Esta medida foi votada e contou com 339 votos a favor, 249 votos contra e 24 abstenções, ficando para mais tarde a aprovação e fecho do acordo, mas desta vez por parte dos 27 estados membros.

No passado dia 28 de junho, os 27 estados membros da União Europeia acordaram pôr em prática o pacote de redução de emissões designado por “Fit for 55”, vislumbrando desta forma o que irá ser o futuro da Europa no que toca a poluição por parte dos automóveis a combustíveis fósseis.

Mas, nem todos os construtores são abrangidos

A Alemanha e a Itália foram dos países que solicitaram essas exceções para as marcas que lhes são “mais queridas” e que são abrangidas por construtores de nicho, como a Lamborghini e a Ferrari, ficando assim isentas destas metas.

Outro dos pedidos efetuados à União Europeia foi o facto de poderem ser utilizadas novas tecnologias como a dos combustíveis sintéticos ou híbridos plug-in desde que seja cumprida a medida de emissões zero.

Apesar de Países como Portugal, Itália, Bulgária, Roménia e Eslováquia terem proposto o adiamento das metas para 2040, é provável que as mesmas não venham a ser aceites junto da União Europeia….a bem de todos nós.

 

Enquanto estes carros ainda estão disponíveis, escolhe já o teu em PiscaPisca.pt

 

 

Consulta a informação completa em Razão Automóvel

 

 

Redação de texto por Marco Janeiro

Edição de texto por Mariana Marques