A DS Automobiles, marca francesa de carros de luxo, quer pôr fim aos travões convencionais de forma a melhorar a eficiência energética e também reduzir o peso total do conjunto.
Para isto, foi desenvolvido um protótipo elétrico que utiliza apenas a regeneração do motor elétrico para travar em alternativo ao sistema de travagem convencional.
Na base deste DS E Tense Performance está a tecnologia do monolugar de Fórmula E de António Félix da Costa, embaixador do Piscapisca.pt, que utiliza um sistema de dois motores elétricos a bordo que fazem travar o veiculo em alternativa aos travões convencionais. Este sistema tem uma capacidade de regeneração até 600 kW. A energia proveniente é transferida para uma bateria criada para este protótipo pela Total Energies e Saft.
Beatrice Founcher, a CEO da marca france DS Automobiles afirma que:
“A Fórmula E visa maximizar o desempenho e a eficiência, e o DS E Tense Performance é a nossa visão de um carro de estrada utilizando a nossa tecnologia que vence corridas. A travagem regenerativa é uma forma muito poderosa de, não apenas desacelerar o veículo, mas também ajudar a melhorar o desempenho da bateria. O DS E Tense Performance eleva a tecnologia a um novo nível, com a travagem regenerativa usada apenas para desacelerar o veículo.”
Apesar dos elétricos que hoje conhecemos já apresentarem uma menor dependência dos travões de fricção para desacelerar o carro, a DS Automobiles pretende que os carros elétricos do futuro não tenham que precisar dos travões convencionais.
Enquanto ainda tens de pôr o pé no travão, procura o teu próximo DS Automobiles em Piscapisca.pt!
Fonte: Guia Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques