Distância de segurança para o carro da frente, sabes qual é?

A distância de segurança para o carro da frente que se encontra em marcha, é um tópico muito importante no nosso dia a dia, e que poderá salvar-nos o dia ou uma vida. Sabes qual é?

Segundo o artigo 18º do código da estrada, esta distância de segurança para o carro que circula à nossa frente, deverá ser a suficiente para, caso o mesmo tenha de parar subitamente ou diminua a sua velocidade, possamos também nós ter segurança para parar ou abrandar sem haver embate, tendo também em conta os utilizadores vulneráveis.

Existem Coimas?

Sim. Segundo o mesmo artigo 18º, ponto número 4, o mesmo refere que as coimas poderão ser sancionadas entre os 60 euros e os 300 euros.

Então a que distância de segurança devo estar?

Na prática, não existe nenhuma distância oficial de segurança, pois poderá depender de vários fatores, mas digamos que, o bom senso deve reinar. No entanto, existem dicas para podermos aplicar sempre que vamos na estrada.

A definição para distância de segurança, segundo o IMT (Instituto da Mobilidade e dos transportes), indica que, devemos manter uma distância significativa para em caso de eventual acontecimento inesperado perante o carro ou carros que circulam na nossa frente, para que possamos ter tempo de reagir e parar o carro em segurança.

Dica

Neste exemplo em que circulamos fora das localidades a uma velocidade de 90 Km/h, a distância que deveremos utilizar corresponde a 3 segundos para o carro da frente.

Como fazemos isso? Ao circular, podemos fixar um ponto de referência, por exemplo um cartaz publicitário ou um poste de iluminação. Quando o carro da frente passar nesse ponto de referência, podemos contar mentalmente quantos segundos levamos até chegar a esse mesmo ponto de referência.

A distância de segurança existe também para outro tipo de veículos como por exemplo os velocípedes que circulam na mesma faixa de rodagem. Neste caso, devemos manter uma distância lateral de 1,5 metros ao ultrapassar o mesmo.

Estando parado também existe limite de distância de segurança?

Sim.

No caso de estarmos parados no trânsito, numa fila ou num engarrafamento, estas distâncias devem ser ajustadas ao contexto. Tenta entender que:

-Caso haja um veículo em emergência, por exemplo, deve haver espaço suficiente para poder passar;

-Caso haja um embate na tua traseira, tens distância suficiente para não embateres no carro da frente;

-Caso tenhas de sair da fila por alguma razão, não tenhas de optar por fazer marcha-atrás;

-Caso estejas numa subida, e por descuido do veículo da frente descaía mais que o previsto, este não embata na tua frente do carro.

 

Estas são algumas das dicas que te podemos dar para que te mantenhas em segurança na estrada.

Se é para mudar, vais já a PiscaPisca.pt e encontra o teu novo carro.

Fonte: Razão Automóvel

Lê também: “Aprende a estacionar em qualquer lugar

Equipa Pisca News