Os acidentes rodoviários são a causa mais comum de um elevado número de fatalidades causadores de inúmeras pessoas feridas gravemente e óbitos de condutores e passageiros. Para aumentar a segurança rodoviária, a União Europeia (UE) pretende implementar dispositivos de segurança obrigatórios em todos os veículos que circulam nas estradas. Até 2028, pretende-se que os veículos que circulam na estrada tenham funcionalidades que aumentem a segurança e proteção, não só de peões e ciclistas, mas também dos ocupantes dos veículos.
Para isso, os construtores automóveis, de acordo com as novas directrizes têm que integrar nos novos veículos diversos dispositivos de segurança, de forma a reduzir a sinistralidade rodoviária e aumentar a segurança nas estradas. Estes dispositivos de segurança compõem o sistema de assistência à condução ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).
Este artigo que integra diversos dispositivos de segurança tem como objetivo tentar evitar um acidente rodoviário (segurança ativa), e, caso não seja possível evitar o acidente , tentar minimizar os efeitos do acidente (segurança passiva).
Já todos nós estamos familiarizados com dispositivos de segurança passiva, como é o caso dos airbags e os cintos de segurança. Vamos analisar agora os sistemas de segurança ativa que começam a ser obrigatórios nos carros novos, para além dos principais como são cinto de segurança e os airbags por exemplo.
Travagem automática de emergência
al como o nome indica, este dispositivo entra em ação quando surge um obstáculo repentino perante o veículo e o condutor não tem tempo de reagir e pisar o travão a fundo, sendo assim é um dos dispositivos de proteção que elencamos neste artigo como sendo obrigatório. Este sistema ajuda a acionar o travão de forma instantânea e mais rápida, ou até mesmo a acionar o travão sem intervenção do condutor, em situação de colisão iminente.
Cruise control adaptativo
Este equipamento único tem a funcionalidade de fixar uma velocidade no veículo, fazendo com que o veiculo circule sem intervenção do condutor, ou seja, sem este ter o pé no acelerador. É o condutor que define a velocidade a que quer circular. Este sistema é automaticamente desativado se o condutor pisar no travão, retornando o controlo ao condutor.
Câmara traseira
Este sistema permite visualizar a o exterior da parte traseira do veículo perante uma manobra de marcha-atrás permitindo uma maior visibilidade de todos os elementos, como por exemplo animais ou pessoas. Isto aumenta a visibilidade que o condutor tem do meio evolvente, evitando possíveis colisões com outros veículos, ou até mesmo peões e ciclistas. Será também uma obrigatoriedade.
Sistema de deteção de fadiga e distração
Este sistema único funciona através do tempo de viagem, emitindo um alerta para que o condutor faça um momento de pausa por alguns minutos se já estiver a conduzir durante um longo período de tempo.
Integração de alcoolímetro
Pretende-se que os automóveis passem a estar integrados com um dispositivo de alcoolímetro que bloqueia a ignição caso o condutor tenha estado a beber álcool. O que acontece é que o carro só liga se o condutor soprar para o alcoolímetro. Para além disso, se este sistema detetar valores de álcool superiores aos estabelecidos por lei, a ignição do veículo é bloqueada, evitando que o condutor possa conduzir o veículo.
Caixa negra
O objetivo deste sistema ou dispositivo é registar os dados relativos ao veículo, tais como a velocidade, as travagens, entre outros. Isto permite averiguar com maior exatidão o veículo responsável por determinado acidente.
Existem ainda diversos sistemas que deverão ser implementados ao longo dos próximos anos, com o objetivo de tornar a condução o mais segura possível.
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Fonte: Observador ; E-konomista
Redação e edição de texto por Mariana Marques