Descobre como conduzir um carro automático

conduzir-carro-automatico

Se, há uns anos, encontrar um carro automático era quase uma raridade, agora as coisas estão bastante diferentes.

Cada vez mais as marcas estão a desenvolver veículos automáticos, assim como os consumidores têm cada vez mais interesse nesta opção.

Conduzir um carro automático permite, sem dúvida, ter um maior conforto e comodidade durante a condução, facilitando este processo ao condutor.

Mas, afinal, o que é um carro automático?

Existem duas diferenças principais entre carros automáticos e carros manuais:

  • Caixa de velocidades
  • Pedais

Nos carros automáticos, não é necessário engatar as mudanças da caixa de velocidades. Ou seja, sempre que a velocidade do carro aumenta ou diminui, não é preciso utilizar a embraiagem para ajustar a mudança pois o carro faz este processo de forma automática.

Os carros automáticos, por funcionarem de forma automática sem intervenção do condutor no ajuste das mudanças, apenas têm dois pedais: o travão e o acelerador. A condução é feita apenas com recurso a estes dois pedais, não sendo necessário o pedal da embraiagem porque o carro ajusta as mudanças de forma automática.

Como conduzir um carro automático?

Como já referimos, para conduzires um carro automático apenas tens de controlar os pedais do travão e do acelerador. Assim, a condução nestes carros não requer que uses o pé esquerdo.

Mas, nos carros automáticos, no lugar da caixa de velocidades encontras um manípulo que possuiu quatro posições:

  • P que significa “Parking”, que é a opção que deve ser engatada quando o carro estiver estacionado, antes de ser desligado
  • R que significa “Reverse”, a qual deve ser usada para realizar manobras que impliquem a marcha atrás. Para colocar o carro nesta opção, primeiro é necessário que este esteja totalmente parado
  • N que significa “Neutral” que significa colocar o carro em ponto morto, sem nenhuma mudança engatada
  • D que significa “Drive” e é a opção que deve estar selecionada antes de iniciar da marcha, ou seja, sempre que o carro estiver em movimento, esta é a opção que deve estar selecionada para permitir que o carro ajuste as mudanças de forma automática ao longo do percurso

carro-automatico

 

Agora que já aprendeste como conduzir um carro automático, procura já o teu carro ideal em Piscapisca.pt!