A forma de vender e comprar carro vai mudar: os concessionários vão ser substituídos por agências. Depois da Mercedes, Stellantis, BMW e Mini, agora foi a vez da Nissan.
A Nissan decidiu mudar o seu modelo de negócio, a partir de janeiro de 2024, passando de concessionários a agências sem qualquer compromisso. Contudo, a Nissan indica que as várias filiais têm liberdade de escolha relativamente ao modelo de negócio que pretendem adotar. Isto significa que, em vários países, poderá manter-se o modelo atual de concessionários da marca.
A Suécia é o primeiro país a avançar com esta mudança de modelo de negócio de concessionários a agências. A diretora-geral da Nissan Suécia, Cecilie Pedersen, justifica a passagem de concessionários a agência através do sucesso demonstrado pela Tesla.
A Tesla entrou no mercado através da compra de automóveis através de canais digitais, sendo apenas necessário ir a uma loja para posteriormente receber o carro que já tinha sido adquirido. Surgiu assim o sistema de agenciamento, completamente distinto dos típicos concessionários a que estamos habituados. Este modelo favorece o fabricante, que acaba por poupar milhões de euros, e por outro lado, favorece o cliente que tem à sua disposição um processo mais transparente, com valores fixos.
Assim, de entre as marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Nissan será pioneira na adoção deste modelo de negócio de passar de concessionários a agências.
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Redação e edição de texto por Mariana Marques