Na hora de optar por adquirir um carro elétrico ou um carro com motor a combustão, são vários os fatores que devem ser analisados para garantir uma melhor decisão a longo prazo, tanto no custo de aquisição, como no custo de manutenção.
Atualmente, os custos de compra de um carro elétrico continuam a ser mais elevados comparativamente à aquisição de um carro com motor a combustão. No entanto, numa perspetiva de longo prazo, o custo de manutenção de um carro elétrico torna-se muito mais acessível e barato, comparando com um carro com motor a combustão.
Neste artigo do Pisca News, já explicámos as vantagens e a poupança que vais ter na utilização diária de um carro 100% elétrico, em relação a um carro com motor a combustão movido a gasolina ou gasóleo.
Em termos de manutenção, o carro elétrico é também mais vantajoso e ajuda-te a poupar centenas de euros em relação a um carro com motor a combustão. De acordo com a UVE, a manutenção anual de um veículo elétrico é, em média, de 50€, enquanto que o custo de manutenção de um veículo com motor a combustão é, em média, 180€.
Que fatores interferem no custo de manutenção destas duas opções?
Motor
Nos carros 100% elétricos, não existe óleo no motor, nem filtros ou correias, nem velas de ignição. Isto reduz significativamente os componentes que podem precisar de substituição ou reparação comparando com os carros com motor a combustão.
Para além disso, os carros 100% elétricos utilizam o motor para travar. Este sistema permite que, a energia seja utilizada para recarregar as baterias – travagem regenerativa – o que acaba por evitar o desgaste das pastilhas dos travões, e também dos pneus. Já num carro com motor a combustão, o travão é utilizado constantemente, o que requer uma substituição muito mais frequente das pastilhas de travões, em média, a cada 60.000km.
Baterias
No caso das baterias dos veículos elétricos, este é um dos maiores “problemas” apontados a estes veículos. Isto porque, a substituição de uma bateria, atinge valores muito elevados.
Mas, a probabilidade de teres que substituir a bateria do teu carro, é muito baixa. Tal como em qualquer carro, na utilização e manutenção dos carros elétricos, devem ser cumpridos os cuidados básicos de utilização. Se assim for, a bateria destes veículos tem uma durabilidade de cerca de 15 anos, sendo que, por norma, as baterias estão protegidas pela garantia, com um prazo de até 8 ano ou até aos 160 mil quilómetros.
O custo de manutenção é apenas um dos fatores a avaliar na hora de optares por adquirir um carro elétrico. Existem ainda diversos benefícios fiscais e incentivos à compra destes veículos, como vantagens de estacionamento gratuito e descontos, ou poupança associada ao carregamento de carros elétricos. Podes descobrir todas estas vantagens através no novo ecossistema de mobilidade sustentável: o Pisca Green. Não fiques de fora desta tribo e junta-te à mudança!
Equipa Pisca News