24 Horas de Le Mans

A Pista do 24 Horas Le Mans

24 horas de Le Mans;

Uma das corridas míticas do mundo automóvel e sem duvida uma das mais desafiantes para máquinas e pilotos.

Corrida no circuito ‘La Sarthe’ em França, desde 1923, começou a ser idealizada em 1920 pelo ‘Automobile Club de l’Ouest’ com o intuito de contribuir para a evolução técnica das marcas automóveis.

A primeira edição decorre nos dias 26 e 27 de Maio de 1923, conta com 33 participantes que se iram revessar durante os períodos diurnos e noturnos.

O circuito tem diversos locais espetaculares, que resultam em imagens fantásticas dos carros, mas a reta de 5 quilómetros; ‘Hunaudières’, é sem sombra de dúvida a imagem de marca desta prova. Neste local os carros conseguem atingir velocidades superiores a 300 quilómetros hora, algo extraordinário se pensarmos que a corrida dura 24 horas.

Portugal começa a sua participação em 1960; com Carlos Manuel Reis ao volante de um Stanguellini Bialbero 740. Entre alguns interregnos por falta de apoios, só voltámos a ter um participante luso em 1972; “Nicha” Cabral envergou as cores lusas na corrida.

25 anos passaram até voltarmos a ter na grelha de partida portugueses. Talvez a equipa mais conhecida destas andanças, os irmãos Mello Breyner.

Pedro; Manuel e Tomaz, ao volante de um Porsche 911 GT2, conseguiram talvez marcar o momento de transição para Portugal na mítica corrida. Desde a sua participação nessa edição que passámos a ter com regularidade portugueses na grelha de partida. Não esquecer igualmente que foi em 1997 que Pedro Lamy, esse mesmo! se estreou nas 24 horas de Le Mans ao volante do um Porsche 911 GT1.

António Félix da Costa fez a sua primeira corrida em 2020 e terminou num extraordinário segundo lugar. Um excelente resultado para o estreante piloto nesta mítica corrida.

Uma curiosidade. Sabiam que o diretor da corrida é português? O seu nome é Eduardo Freitas e há 20 anos que está na FIA. Mais um motivo de orgulho para a malta das quinas.

Ouve aqui o António falar desta mítica corrida.

Artigo gentilmente cedido pelo Observador