Todos nós já passámos por uma situação de congestionamento do trânsito, com filas de carros que parece que não têm fim e não andam por nada. Se moras em Lisboa ou no Porto, é ainda mais provável que esta situação te aconteça com bastante frequência.
Estar parado no trânsito pode causar stress e frustração, levando muitas vezes a decisões menos corretas que podem piorar a situação e até mesmo causar um acidente.
Por isso, apesar de ser um momento sempre mais aborrecido no teu dia, deves ter vários cuidados para evitar um acidente quando o trânsito está congestionado.
Os 4 cuidados que deves ter no congestionamento do trânsito
1) Evita aproximar-te demasiado do carro da frente
De acordo com o Código da Estrada, “o condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis”.
Por isso, sempre que estiveres parado no trânsito, guarda sempre uma distância generosa do carro da frente. Não é por estares colado à matrícula do outro carro que ele vai andar mais rápido. Muito provavelmente tem carros à sua frente e não pode fazer nada. Esta distância de segurança garante que não colides com o outro veículo em caso de travagens repentinas.
2) Evita mudar constantemente de via e não sinalizar a mudança
Quando o trânsito está congestinado, temos sempre a perceção que a outra fila anda mais rápido do que a nossa.
Contudo, se não houver nenhum acidente ou obras numa certa via, todas as vias vão estar a andar ao mesmo ritmo, umas vezes mais rápido e outras vezes mais devagar.
Se mesmo assim quiseres mudar de via, sinaliza sempre a tua intenção porque com o trânsito congestionado os carros estão mais próximos uns dos outros, por isso é essencial avisar os outros condutores quando quiseres mudar de faixa.
3) Não utilizes o telemóvel
Pode parecer um comportamento inocente porque como estamos congestionados no trânsito, não há problema de ver o telemóvel e responder a algumas mensagens. Mas, o ato de usar o telemóvel distrai-nos automaticamente da tarefa de conduzir e aumenta a probabilidade de causar um acidente, mesmo a baixa velocidade.
4) Manter a calma e respeitar os outros condutores
Deves manter-te relaxado, ouvir uma música ou podcast que gostes e respeitar sempre os condutores à tua volta.
Afinal, todos aqueles veículos parados no trânsito têm um condutor que quer chegar a horas a um local, tal como tu, por isso deves sempre ser cordial e respeitar os outros condutores.
Agora que já sabes o que fazer durante o congestionamento do trânsito, faz-te à estrada com o teu próximo carro ideal!
Redação e edição de texto por Mariana Marques