Apesar de Portugal ser um país com um inverno bastante soalheiro, as baixas temperaturas, humidade, dias chuvosos e nevoeiro continuam a caracterizar esta estação do ano. Sabias que estas alterações do clima, em comparação com os meses de verão e de maior calor, podem afetar o bom funcionamento do teu carro?
Tal como a tua saúde, que precisa de maior atenção para evitar gripes e constipações, também o teu automóvel precisa de alguns cuidados e atenção especiais para assegurar que se mantém em perfeitas condições nos momentos em que fores conduzir no inverno.
4 cuidados a ter com o teu carro ao conduzir no inverno
Bateria
As baixas temperaturas podem ter impacto na carga da bateria do teu carro, podendo também dificultar o contacto dos bornes da bateria. Para evitar que isto aconteça, deves fazer uma viagem longa (pelo menos de 40 a 50km), no mínimo, uma vez por mês. Caso não tenhas essa disponibilidade e o carro tenha que ficar parado por um longo período de tempo, podes optar por utilizar um carregador de bateria, evitando assim que esta descarregue completamente. Deves também ter especial atenção (e paciência) nos momentos de arranque pois é uma altura que requer um grande esforço da bateria. Evita forçar o arranque, e opta por tentar várias vezes dar à chave durante alguns segundos, até o motor arrancar.
Mesmo que o teu carro seja elétrico ou híbrido, continua a ser importante ter em conta estas sugestões pois a bateria tradicional de 12 V continua a estar presente nestes veículos.
Luzes
Para garantir a segurança na estrada em dias de visibilidade reduzida e, dado que os dias no inverno são mais curtos e escurece mais cedo, é fundamental que todas as lâmpadas do teu veículo estejam em boas condições e a sua intensidade esteja adequada. Para além disso, manter a limpeza interior e exterior dos refletores e dos faróis é essencial para uma condução segura.
Escovas e Vidros
As escovas limpa para-brisas devem ser substituídas regularmente, idealmente uma vez por ano. Por isso, a melhor altura para fazer esta mudança é antes do inverno de modo a evitar a má visibilidade dos vidros e não colocar em causa a segurança na estrada.
Da mesma forma, deves recorrer ao ar condicionado do teu carro em situações que os vidros estejam embaciados e dificultem a visibilidade do exterior. Para garantir a visibilidade total, deves também limpar os vidros regularmente com produtos limpa-vidros, assegurando que estes se encontram em perfeitas condições para uma boa visibilidade.
Pneus e Travões
A pressão dos pneus é afetada por temperaturas mais baixas, por isso deves verificá-la, pelo menos, uma vez por mês para garantir que se encontra em condições ideais para variações na velocidade e no piso conforme as condições climatéricas. Em dias mais chuvosos, a estrada fica com o piso mais escorregadio, o que diminui a aderência e aumenta as distâncias de travagem, havendo maior probabilidade de ocorrer acidentes. Para evitar esta situação, é essencial verificar o estado das pastilhas e discos (e talvez substituí-los por novos), assim como verificar o circuito e a bomba de travagem numa oficina.
Não te esqueças de verificar todos estes componentes para não teres problemas no teu carro durante o inverno. Mais vale prevenir que remediar!