Conduzir à chuva: como evitar a aquaplanagem?

Conduzir à chuva: como evitar a aquaplanagem?

As diferentes estações do ano requerem diferentes cuidados com o nosso veículo, tanto em termos de manutenção, como na condução nas estradas. No que diz respeito à condução, a chuva é, sem dúvida, uma das condições meteorológicas que pode tornar a condução mais perigosa.

Com o piso da estrada molhado ou, por vezes, inundado devido à acumulação da água, conduzir nestas condições pode causar aquaplanagem. A aquaplanagem é quando ocorre acumulação de água na zona da frente do pneu, mais rápido do que a deslocação do próprio carro. Isto causa uma pressão debaixo do pneu que cria uma camada fina de água entre a borracha do pneu e o piso da estrada. Perante este cenário, o pneu perde o contacto com a estrada, perdendo assim o atrito. Sem este atrito, o condutor deixa de conseguir controlar o carro.

Para além de, em dias de chuva, ser necessário conduzir com extrema cautela e a velocidades controladas, existem outros fatores a que se deve estar atento para evitar uma situação de aquaplanagem.

Como evitar a aquaplanagem?

  • Condições do veículo

O peso do veículo tem impacto na aquaplanagem pois, quanto mais pesado for o veículo que conduzes, menor será a probabilidade de entrares numa situação de aquaplanagem. Para além disso, os pneus são, sem dúvida, o elemento do carro mais importante para evitar a aquaplanagem. Quando se aproxima o inverno, deves sempre verificar a pressão dos pneus do teu carro, de forma a que esta esteja ajustada às condições do veículo. Nunca a mais, nem nunca a menos, pois ambas as situações aumentar o risco de aquaplanagem.

  • Condições da estrada

Estradas com um piso liso aumentam a probabilidade de ocorrer aquaplanagem, comparativamente com estradas com piso irregular ou com alguma textura. Para além disso, a água tem tendência a acumular-se nas zonas laterais da estrada, por isso opta por conduzir nas zonas mais centrais da via.

  • Condições do condutor

O estilo de condução de cada pessoa também pode aumentar a probabilidade de uma situação de aquaplanagem. Em dias de chuva, para evitar a aquaplanagem, os condutores não devem realizar travagens bruscas, procurando sempre circular a velocidades reduzidas, de forma a conseguir travar o carro lentamente e com o devido tempo necessário.

O que fazer se estiver numa situação de aquaplanagem?

Muitas vezes, pode não ser possível evitar a aquaplanagem, e esta pode acontecer de forma total ou parcial durante a condução. Se sentires que estás numa situação de aquaplanagem, existem alguns passos que deves seguir para evitar um acidente.

Retirar o pé do acelerador

Ao retirar o pé do acelerador, o carro vai, instantaneamente, perder velocidade, e consequentemente, voltar a ganhar aderência ao piso.

Segurar no volante com “unhas e dentes”

Durante a aquaplanagem, utilizar os pedais não terá grande influência no controlo do carro. Por isso, o máximo que podes fazer é garantir que não perdes o controlo total das rodas do carro. Para isso, agarra no volante com “unhas e dentes” para assegurar que a direção do carro não se altera.

Travar com muita cautela para evitar a aquaplanagem

Apesar do primeiro instinto ser travar a fundo para evitar que se perca o controlo do carro, nunca o deves fazer! Durante a aquaplanagem, como as rodas não estão em contacto com o piso, se travares a fundo, as rodas vão bloquear e vais perder, ainda mais, o controlo do carro. O aconselhado é que se trave de forma lenta e gradual, de forma a recuperar o controlo do carro.

Atenção redobrada e especial cautela nos dias de chuva são essenciais para evitar a aquaplanagem nas deslocações do dia a dia.

Para te ajudar nestas deslocações, visita o PiscaPisca.pt e escolhe já o teu carro preferido!

 

Consulta a informação completa em Guia Automóvel

Redação e edição de texto por Mariana Marques