O furto de catalisadores aumentou exponencialmente no ano de 2021, tendo sido roubados em média 20 catalisadores por dia. Isto resultou num total de quase 7.000 catalisadores roubados no ano de 2021.
Ao longo do ano passado, a PSP deteve 326 assaltantes e a GNR deteve 70. Estes roubos tornaram-se cada vez mais frequentes, sendo até mesmo realizados à luz do dia e em locais movimentados, com uma duração de apenas 2 minutos.
Mas, afinal, porque está a aumentar o roubo de catalisadores?
O principal motivo para o aumento deste crime deve-se à valorização dos metais preciosos presentes no interior de uma “peça” dos catalisadores que filtra os gases emitidos para a atmosfera.
Esses metais raros, tais como a platina, o paládio e o ródio, vêm os seus valores a aumentar exponencialmente ao longo dos anos, tornando-se uma tentação para qualquer ladrão.
Em 2014, uma onça de ródio custava 872 euros, enquanto que atualmente custa mais de 20.000 euros. Já o paládio vale 2.100 euros por onça, enquanto que há 5 anos valia apenas 15 euros.
Isto significa que, um catalisador que seja desmantelado, pode valer no “mercado negro” mais de 300 euros.
Os carros que têm sido maior alvo deste crime são veículos a gasolina, dos anos 90 ou dos primeiros anos de 2000.
Como evitar ser roubado?
Apesar deste crime ter a desvantagem de ser muito fácil e rápido de realizar, o que pode dificultar a prevenção, a GNR indicou algumas dicas para te protegeres desta criminalidade:
- Deves sempre privilegiar o estacionamento num local movimentado, assim como em zonas bem iluminadas
- Ter sempre o contacto da força policial mais próxima num local de fácil acesso para que, caso ocorra um furto, consigas realizar a denúncia o mais rapidamente possível
- Ter uma postura mais vigilante e observar se existem “veículos suspeitos e estranhos na zona”, que podem posteriormente ser partilhados com as autoridades e assim facilitar a investigação
- Caso o ladrão seja apanhado em flagrante, deves recolher o máximo de elementos informativos sobre os indivíduos e a viatura em que se deslocam e alertar de imediato as autoridades
- Evitar estacionar o carro metade no passeio e metade na estrada, porque isto facilita o furto dos catalisadores por deixar de ser necessário elevar o carro com o macaco
Consulta informação mais detalhada em Observador