Antigamente, devido ao menor número de carros nas nossas estradas, circular numa rotunda era uma situação normal no nosso dia a dia. O bom senso predominava entre os condutores e como tal, as rotundas, eram só mais um acesso que facilitava a passagem entre vários pontos mais congestionados.
Hoje em dia, com o aumento acentuado de veículos a circular nas nossas estradas e com a crescente construção de rotundas, tornou-se mais importante haver regras mais especificas para que todos possam circular nelas sem que haja uma confusão geral onde ninguém se entende.
Outro dos fatores que contribui para esta confusão, é o facto de haver grande parte dos condutores que acaba “por deixar o pisca em casa”. Esta utilização do pisca, deverá ser uma prática diária sempre que uses no teu veículo, mesmo sendo apenas para ir ao pão, por exemplo.
Em caso de acidente com outro veículo, o facto de não estar sinalizado o pisca como mudança ou permanência da sua marcha ou direção, poderá fazer com que sejas culpado nesse acidente.
Como devo circular numa rotunda?
Que piscas devo usar ao circular em rotundas?
Como podem ver na imagem, o veículo amarelo quando entra na rotunda, deverá abrir o pisca para o lado direito, isto porque irá sair logo na primeira saída.
Já os veículos vermelho e verde, deverão abrir o pisca para a esquerda na entrada de rotunda, entrando para a faixa mais à esquerda. Atempadamente, e logo que queriam sair na rotunda, deverão abrir o pisca para o lado direito, passando também, para a faixa de rodagem o mais à direita possível, efetuando por isso, a manobra de saída da rotunda.
É importante seguir estas regras de circulação e cumprir este tipo de prioridade para evitar acidentes.
Rotundas: O que diz o Código da Estrada?
CE – Artigo 14º -A: Lei n.º 72/2013
De acordo com o Código da Estrada, presente no Diário da República n.º 169/2013, Série I de 2013-09-03, podes verificar que as regras de circulação numa rotunda são as seguintes:
Artigo 14.º-A
Rotundas
1 – Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento: a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam; b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita; c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções; d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino. 2 – Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1. 3 – Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Os vários tipos de rotundas
As rotundas podem ser, redondas, ovais, em forma de pentágono (mágica), em forma de “osso de cão”, e chamadas de rotunda “turbo”, como exemplos:
Sabias que…
Já existe uma rotunda subaquática?
A primeira rotunda subaquática já está em funcionamento e pertence às ilhas Faroé.
Esta rotunda está inserida no novo túnel, com mais de 11 quilómetros submersos, entre duas das maiores ilhas Faoré, Skálafjør andur e Tórshav, separadas até agora pela baía Skálafjørður.
Para não teres de andar às voltas e poderes treinar as rotundas, escolhe já o teu novo carro em PiscaPisca.pt.
Segue-nos nas redes sociais Instagram e Facebook para ficares ainda a par de mais dicas como esta!
Fontes: Bom condutor; Observador; Visão.sapo; DRE
Equipa Pisca News