Uma das condições meteorológicas menos agradáveis dos meses de inverno é, sem dúvida, o problema da humidade. Principalmente nas nossas casas, existem diversos problemas que ocorrem nos meses de inverno, devido à tão conhecida humidade. E, no nosso carro, a humidade não é exceção.
Quantos de nós chegamos ao carro de manhã e ficamos surpreendidos por estar cheio de água, e com embaciamento dos vidros do carro tal como se tivesse chovido. Para além disso, quantos de nós ficam com os vidros embaciados durante as viagens nos meses de inverno? De certeza que estas situações te são familiares.
Ora, em alturas de maior humidade, é preciso ter atenção e cuidados extra com o carro. A longo prazo, se estas situações forem ignoradas, excesso de humidade no veículo pode causar problemas no funcionamento do carro.
Alguns sinais a que deves estar atento
A humidade pode ter várias consequências no interior e funcionamento do teu carro. Por exemplo:
- Quando os vidros começam a ficar embaciados devido à condensação
- Quando os bancos do carro estão molhados
- Sinais de bolor nos constituintes do carro que podem afetar a sua performance(volante, cinto de segurança, etc)
- Cheiro a mofo dentro do veículo remetendo para sujidade
Tudo isto significa que o interior do teu carro está com excesso de humidade, por isso aparece molhado. Por isso, sempre que reparares num destes sinais, deves intervir e impedir que a humidade se acumule ainda mais no teu carro.
O que fazer para acabar com a humidade no carro?
1) Infiltrações
O primeiro truque é perceber por onde está a entrar a água dentro do teu carro. Para isso, na próxima vez que faças utilização de uma lavagem automática, fica dentro do veículo e tenta perceber se existe algum sítio por onde a água esteja a entrar, por exemplo pelos vidros ou portas que já tenham as borrachas envelhecidas.
Depois, se detetares que a água está a entrar por algum sítio, identifica o local da infiltração e isola-o com produtos anti humidade do carro o mais rapidamente possível.
2) Secar o interior do carro
Se a humidade já entrou em ação teu carro em dias de chuva só te resta combatê-la. É simples, deves deixar o carro ao sol mais vezes ou num local seco (dentro da garagem), retirando os tapetes e abrindo as portas, para que areje e o interior seque na totalidade.
Outra opção, se tiveres garagem com ponto de luz disponível, é colocar um desumidificador dentro do carro, de forma a retirar o máximo de água possível. Ou ainda, caso tenhas um aspirador de líquidos, podes utilizá-lo e aspirar o interior do teu carro.
Existe ainda uma alternativa mais “caseira”, um truque, com poucos euros compras bicarbonato de sódio e colocas nos bancos do carro. Após 24h, basta aspirar os bancos e usufruir de bancos secos outra vez.
Agora que já sabes como combater a humidade no teu carro, só te falta escolher o teu companheiro de viagens em PiscaPisca.pt!
Segue-nos nas redes sociais Instagram e Facebook para ficares a par de mais dicas como esta!
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques