Seguindo a tendência que se vinha a manter da descida dos preços dos produtos petrolíferos, esta semana não seria exceção, não fosse o governo dar a indicação para que o ISP sofresse uma subida.
Já há várias semanas que os preços dos combustíveis têm vindo a baixar. Por um lado, por conta do valor do barril de brent estar em queda, como por outro, devido às medidas adicionais que o governo decidiu tomar para que os preços não continuassem a escalar.
Esta medida imposta pelo governo, indicava que a taxa de IVA sobre o Imposto de Produtos Petrolíferos (ISP) iria baixar de 23% para 13%, tal como a suspensão da taxa de carbono que se encontra em vigor até ao final do ano.
Todos estes fatores e mais umas quantas equações, iriam traduzir o preço final dos produtos petrolíferos numa leve descida sobre o preço final.
A subida do ISP anula a descida de preços
Devido à conjuntura atual de descida do preço do barril de brent, o governo decidiu reduzir, também, o desconto que estava a ser aplicado sobre o ISP. Neste caso, e segundo um comunicado do Ministério das Finanças “a redução do desconto do ISP será de 3,9 cêntimos por litro no gasóleo e de 2,4 cêntimos por litro na gasolina.”
Assim, o desconto para o gasóleo será de 27,3 cêntimos por litro e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina, quando em novembro estes valores eram de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina.
Preço final da equação
Com a constante descida do preço dos combustíveis nos mercados, e com a subida anunciada do valor do ISP (por efeito da redução do desconto), o preço final será na realidade mais caro, tanto no gasóleo como na gasolina.
Se tivermos como referência os preços médios da última quinta feira, dia 01 de dezembro, em que foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) – e já com os descontos praticados pelas gasolineiras, o preço final deverá fixar-se nos 1,656 €/l, para o gasóleo e 1,657 €/l para a gasolina.
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação de texto por Marco Janeiro
Edição de texto por Mariana Marques