Catalisador: tudo o que precisas de saber

Catalisador: tudo o que precisas de saber

Todos os carros têm um catalisador, apesar de muitos de nós (talvez) nem sabermos qual a sua função e propósito. Nos últimos tempos, ocorreu uma onda de assaltos aos catalisadores de inúmeros carros, devido a um material que estes contêm e que valorizou bastante.

Mas, afinal, o que é o catalisador?

O catalisador de um automóvel não é nada mais, nada menos, do que um elemento que evita que a maioria dos gases poluentes sejam lançados para a atmosfera. Está localizado na saída dos gases de escape, tendo assim como objetivo o de “purificar” os gases poluentes que são libertados durante a condução, e consequentemente, lançados para a atmosfera.

Este componente dos veículos já é obrigatório em qualquer veículo novo com motor a combustão vendido na União Europeia desde 1993.

E como funciona?

O funcionamento do catalisador está assente em reações químicas entre os gases emitidos. A função de filtragem do catalisador garante que ocorre uma reação química que transforma os hidrocarbuerantes (HC) em vapor de água e o monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2). É um componente ainda mais eficaz nos gases com injeção de Adblue, que é uma solução à base de ureia.

Os gases poluentes, ao chegarem ao catalisador, entram num processo de catálise, que, através de reações químicas, decompõem estes gases, reduzindo a sua capacidade poluente antes de serem expelidos para a atmosfera.

Qual é a composição deste elemento?

Este componente pertencente a qualquer veículo que liberte gases poluentes para a atmosfera, tais como veículos movidos a gasolina ou a gasóleo, está colocado entre o tubo de escape e o silenciador traseiro. O catalisador é composto por platina e paládio e, para o seu correto funcionamento, são necessárias temperaturas bastante elevadas, entre os 400º e os 700º C.

Causas e sintomas de avaria no catalisador

A principal causa para que o catalisador se possa estragar está relacionada com a manutenção e uso do carro. Um veículo que não faça bem a mistura pode fazer com que o combustível atinja o catalisador sem queimar. Por isso, deve-se fazer uma revisão regular do consumo de óleo do carro, de forma a controlar a qualidade e evitar problemas maiores.

Os principais sintomas de que existe algum problema com o catalisador são quando o motor falha num regime de voltas instável, quer ao ralenti, quer em aceleração. Para além disso, um cheiro diferente e desconhecido no tubo de escape também é sinal que algo pode estar errado com o catalisador. Ainda outros sinais podem ser um barulho de sons metálicos na parte inferior do carro, ou uma obstrução. Neste caso, iremos sentir que o carro perde força, ou até nem chega a arrancar.

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Fonte: LeasePlan ; Turbo

 

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