Carta de condução aos 17 anos de idade? UE aprova e quer mudar essa norma.
Um acordo preliminar entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu, prevê que jovens com idade a partir dos 17 anos de idade, possam tirar a carta de condução, caso os Estados-Membros assim o autorizem.
Esta alteração deverá ter regras mais específicas para que possam tirar a carta de condução. Em comunicado, os jovens que tirem a carta de condução aos 17 anos, devem poder conduzir mas acompanhados por um condutor experiente que deverá viajar no banco do passageiro da frente.
Outra novidade nesta medida, ainda em aprovação, deverá ser a condução por parte destes jovens na categoria de camiões ou furgões dentro do seu País, respeitando as mesmas condições. A medida prevê também a diminuição da idade mínima de 21 anos para 18 anos para a condução de camiões, sem acompanhamento, e para autocarros, de 24 anos para 21 anos de idade.
Estas medidas têm como objetivo responder à escassez de condutores na área de transporte rodoviário de mercadorias e passageiros.
Carta de condução digital
A carta de condução digital, veio para ficar, e deve ser mais uma das alterações que vão ser aprovadas. Tudo através do telemóvel, com o objetivo de haver menos burocracia e menos papel. Ainda assim, o papel, para quem queira o modo tradicional e ou não tenha smartphone, irá manter-se.
Mais preparação na carta de condução
A formação obrigatória, irá incluir novas situações reais de perigo, em que deverá passar por exemplo, por os riscos de usar o telemóvel ao volante, passando por conduzir em neve ou gelo, tendo também uma nova area que passa por as constantes tecnologias incluídas nos novos modelos, como o auxílio à condução (sistemas de assistência à condução, ângulos mortos) ou até a forma correta de abrir as portas.
Carta aos 17 anos, mas…
Para novos condutores, irá existir um período experimental obrigatório de dois anos para todos os novos condutores. Neste período experimental obrigatório, caso haja alguma infração relacionada com álcool ou drogas, ausência de cinto de segurança ou transporte de crianças sem o sistema de retenção adequados, serão avaliados com muito mais rigor.
Portugal ainda vai ter de esperar
Este acordo político ainda é preliminar, e terá de ser aprovado por o Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu. Após aprovação, os Estados-Membros terão quatro anos para adaptar à legislação nacional, colocando todas as mudanças em marcha.
Seja para comprares um novo automóvel para um dos teus descendentes ou para trocar de carro, temos mais de cinquenta mil à tua espera, em PiscaPisca.pt. Caso queiras ainda fazer um seguro aos melhores preços, passa já em Pisca Seguros.
Fonte: Razão Automóvel
Equipa Pisca News
Lê também: “Distância de segurança para o carro da frente…”