O nosso país é, de facto, um destino de eleição para estrangeiros virem usufruir a sua reforma. Segundo o Annual Global Retirement Index, Portugal surge em primeiro lugar deste ranking, destronando países muito apetecíveis como a nossa vizinha Espanha, o México ou mesmo a Tailândia.
Não é muito habitual, mas desta vez estamos a liderar o ranking das escolhas de quem deseja mudar de país para desfrutar da vida.
Porém, associando o número crescente de carros usados importados, é possível concluir que não são só os estrangeiros a alavancar estes números, mas também as importações que fazemos de países europeus de carros já com uma certa idade.
Portugal passa a ser o destino predileto das pessoas reformadas, e também dos carros que os europeus querem que passem à reforma.
É verdade, Portugal é líder em carros usados importados!
Só no ano passado, foram mais de 2 terços as matrículas novas registadas referentes a carros usados importados.
O que se verifica é que, cada vez mais, Portugal é um país de carros antigos, com um parque automóvel de idade cada vez mais avançada. Isto traz consequências nefastas, sobretudo de ordem ambiental, mas também a nível económico.
A ACAP (Associação do Comércio Automóvel) apresenta números reveladores: 104.908 matrículas em 2022 de carros usados importados.
O parque automóvel português está a envelhecer, e este sim precisa urgentemente de uma reforma, dada a sua relevância para a economia nacional, manutenção de emprego e sustentabilidade.
Reforma Inadiável
Se considerarmos que o setor automóvel é responsável por gerar volumes de negócio superiores a 4 mil milhões de euros (valores de 2021), e exportações na ordem de 8 mil milhões de euros, verificamos que é um sector essencial para a economia portuguesa. Para além disso, falamos ainda de 24 mil empresas e de mais 150 mil trabalhadores que estão associadas a este setor.
É, por isso, um setor que precisa e merece reformas urgentes para o bem de todos.
Ora, depois disto, aproveita para trocar o teu veículo antigo por um carro usado em bom estado disponível em PiscaPisca.pt.
Fonte: Razão Automóvel
Equipa Pisca Pisca News