A indústria automóvel sonha, há algum tempo, construir carros sem condutor, ou seja, sem a necessidade de serem conduzidos por ação humana. As principais razões deste objetivo são a segurança e a comodidade de realizar deslocações sem a tarefa de conduzir, libertando esse tempo para outras atividades.
Pois bem, se pensavas que ver um carro a circular “sozinho” era notícia de filme futurista, desengana-te! Apesar de ainda não terem chegado a Portugal, estes carros já circulam, por exemplo em alguns países, como é o caso de São Francisco ou Singapura.
Foram desenvolvidos testes pela empresa Waymo, uma divisão da Google, que tem a ambição de fabricar carros que dispensam condutor. Tal como as empresas Tesla ou Mercedes, que são o caso de marcas que se propõem a fazê-lo para os seus próprios modelos. Para isso, a empresa recorre à tecnologia Block-NeRF, que utiliza a inteligência artificial para fazer fotografias a 2D e a 3D, que depois permitem que os veículos elétricos realizem funções autónomas durante a viagem.
A Baidu, especialista em inteligência artificial, também lançou um serviço de táxis com veículos autónomos e sem condutor em Pequim. É o primeiro aberto ao público e sem condutor a fiscalizar o sistema.
O que se pretende, enquanto o veículo está em circulação, é a recolha de milhares de fotografias, com o objetivo de recriar imagens 3D de tudo o que está à sua volta. Com esta informação será possível o desenvolvimento de futuros carros autónomos.
A Waymo usa essa simulação de ambiente virtual como treino de direção autónoma.
Atualmente, pelo mais recente sistema autónomo desta empresa, foi equipado o Jaguar I-Pace, um projeto com o objetivo de deslocar gratuitamente os colaboradores da equipa da Google para o emprego. Depois, a intenção é tornar este serviço acessível ao público em geral daqui a alguns anos.
Tendo em linha de conta todos os avanços tecnológicos neste sentido, não será de espantar no futuro próximo vermos táxis-robot a circular pelas grandes cidades do mundo inteiro. Por sua vez, após esta meta alcançada, não tardará a vermos também carros particulares com esta nova atividade de condução autónoma …Quem sabe?
Terás receio de viajar num carro sem condutor?
Certamente muitos de nós, responderão que sim. Porém, tendo em conta que as falhas humanas também acontecem todos os dias, bem como distrações que somos sujeitos, devemos avaliar se a inteligência artificial não poderá ser mais precisa e menos propensa a acidentes.
Ainda não temos carros-robot mas podes encontrar milhares de carros fantásticos e para todos os gostos em PiscaPisca.pt.
Consultsa a informação completa em Observador e Guia Automóvel
Redação de texto por Sílvia Reis
Edição de texto por Mariana Marques