Carros a hidrogénio: Bem-vindos ao futuro!

Carros a hidrogénio: Bem-vindos ao futuro!

Os carros a hidrogénio são na realidade veículos elétricos mas a sua forma de produzir energia é bastante diferente de um elétrico convencional.

Carros a Hidrogénio: será este o Futuro?

O carro elétrico tradicional precisa de energia de uma fonte externa ao veículo, porém um carro a hidrogénio consegue fazer isso produzindo a sua própria energia elétrica.

Este tipo de veículos é composto por tanques de hidrogénio. Este elemento em contacto com o oxigénio do ar, cria essencialmente 2 produtos: energia e água. A energia faz o carro circular e a água esta é expulsa pelo tubo de escape: logo não há poluição!

Assim os carros a hidrogénio são uma alternativa de mobilidade limpa pois não libertam gases poluentes para a atmosfera e são claro livres de combustíveis fósseis.

carros a hidrogénio

Outra diferença entre elétricos convencionais e os carros a hidrogénio é o facto de nos primeiros a eletricidade ser armazenada em baterias por norma de lítio. Já nos veículos movidos a hidrogénio a energia é produzida internamente, em célula de combustível.

Neste processo o gás é armazenado num tanque, quase como num depósito de combustível, sendo neste aspeto bastante semelhantes.

No caso de carros a combustão, ocorre a inevitável emissão de gases poluentes, nos carros a hidrogénio é libertada apenas água, tão segura que até poderia ser bebida. Outra clara vantagem destes veículos está na sua elevada autonomia.

O depósito de hidrogénio (H2) de um carro permite percorrer mais de 600 quilómetros!

Então não há desvantagens nos carros a hidrogénio?

Infelizmente há também desvantagens, sendo estas sobretudo relacionadas com os custos desde a produção ao armazenamento do hidrogénio.

Vantagens e desvantagens de carros a hidrogénio:

Vantagens

·        Maior autonomia

·        Reabastecimento em poucos minutos

·        Sem emissões e sem ruído

·        Menos peso

·        Velocidade não afeta muito os consumos

·        Melhor funcionamento no frio

Desvantagens

·        Não há, para já, postos de abastecimento de hidrogénio ao público em portugal

·        Transporte e armazenamento complexo e com custo elevado

·        Custos de produção elevados

·        Hidrogénio verde com produção reduzida

·        Hidrogénio sem ser verde polui bastante

·        Pouca oferta de carros, e os que existem são a preços elevados

 

Há tão poucos carros a hidrogénio… Porquê? 

A oferta é curta e depois os preços são elevados. Estes dois fatores estão na base da escassez deste tipo de veículos.

A dependência do incentivo governamental e instituições públicas internacionais são também fatores decisores deste curto desenvolvimento. Temos o exemplo dos carros elétricos tradicionais que também enfrentaram a resistência da sociedade durante anos, o carro a hidrogénio não será muito diferente.

Hidrogénio: um entrave ou uma alavanca?

É verdade! O próprio hidrogénio pode ser por si só, um impedimento para a escassez destes carros no mercado, vejamos as razões:

1 – Este gás apesar de ser elemento mais comum no universo, não pode ser extraído, tem de ser produzido, e a maior parte da sua produção origina elevadas emissões de carbono

2 – O hidrogénio é habitualmente classificado por cores, existem 3 cores diferentes:

Verde

Produzido a partir de eletricidade renovável, sem quaisquer emissões associadas. De momento,a produção mundial de hidrogénio verde é muito reduzida, sobretudo devido aos custos elevados;

Azul

Produzido com recurso a carvão ou gás natural, a maior parte das emissões de carbono são capturadas, mas as perdas para a atmosfera podem chegar a 30%.

Cinzento

Produzido com custos reduzidos e utilizado em massa na indústria, causaelevada poluição pelo que jamais poderá ser associado a uma mobilidade livre de emissões poluentes.

Quais os principais desafios dos carros a hidrogénio?

Podemos apontar aqui dois desafios para que os carros a hidrogénio sejam uma realidade:

1 – Baixar os custos de produção

2 -Assegurar uma rede de distribuição de combustível.

Os motores com este sistems, poderiam ter vantagens sem precedentes, primeiro nos camiões de mercadorias que transportam bens por longos quilómetors. Segundo em transportes marítimos, ferroviários ou aéreos – são aqueles onde a vantagem do hidrogénio talvez seja mais necessária pelo seu elevado consumo de combustível.

Dispensam as pesadas unidade de baterias, e não estão tão sujeitos aos efeitos da temperatura como os elétricos tradicionais.

No que concerne a carros para uso particular, esta modelo do hidrogénio vai depender muito da oferta disponível e da possibilidade de carregamento do carro facilmente.

Enquanto ainda não é possível teres um carro a hidrogénio podes procurar teu carro elétrico e super ecológico em PiscaPisca.pt

 

Equipa Pisca Pisca News

Fontes: EDP; CarGlass