Quem nunca pensou em comprar um carro a gás, ou seja, movido a GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) ou alterar a sua para este combustível?
Muito aliciante no preço e mais amigo do ambiente que os restantes combustíveis fósseis, todavia ainda muito controverso e gerador de muitas dúvidas na hora de decidir pela sua aquisição. Apesar das muitas incertezas em torno do GPL, a verdade é que não tem sido obstáculo para uma presença forte no parque automóvel nacional.
O preço por litro é cerca de metade do preço do gasóleo, o que, sem dúvida, que é um forte argumento para quem procura conjugar economia com eficiência.
Ainda existem muitos mitos à volta deste tipo de combustível, assim como muitas verdades que importam destacar. Confere tudo neste artigo do Pisca News.
GPL: Mitos e Verdades
1) Posso converter um motor a diesel para um motor a GPL.
Verdade!
Sim, é possível fazer essa conversão. Porém, esta alteração raramente compensa. Enquanto a conversão de um carro a gasolina para um motor a GPL é relativamente simples, no caso de um motor a diesel essa transformação é mais complexa, e assim sendo, mais dispendiosa.
2) Os carros a gás (GPL) são perigosos.
Mito!
Este é um dos maiores mitos em torno do GPL. Estes carros conquistaram a fama de não serem seguros e poderem até explodir em caso de colisão. Esta fama não podia ser mais inverosímil.
O GPL é, de facto, altamente explosivo e mais inflamável do que a gasolina. Porém, precisamente por essa razão, os depósitos de combustível são extremamente sólidos e obedecem a testes que simulam as condições extremas.
Em caso de colisão que resulte num incêndio do veículo, o depósito de GPL está equipado com dispositivos que permitem evacuar o combustível sob pressão, de modo a evitar uma rutura catastrófica do depósito.
3) O GPL retira potência ao motor.
Verdade!
No passado era mais percetível uma perda de potência. Falamos de 10% a 20% de redução da potência do motor. O GPL tem até mais octanas do que a gasolina , 100 octanas contra as 95 ou 98 da gasolina .Porém a densidade energética por volume do GPL é inferior, e esta é a principal responsável pela perda de potência.
4) O GPL estraga o motor dos carros.
Mito!
Este é mais um grande mito associado ao GPL. Mas a verdade é que se trata de um combustível com menos impurezas do que a gasolina, evitando depósitos de carvão, pelo que a sua utilização até pode ter o efeito oposto: aumentar a durabilidade do motor. Além de não criar depósitos de carvão, não permite que estes escondam eventuais anomalias.
5) Um carro a gás (GPL) consome mais do que um carro a gasolina.
Verdade!
Sim, é normal registar um consumo superior. Ou seja, para percorrer a mesma distância vamos precisar de mais 1 a 2 litros para um carro com motor a GPL. No entanto, tendo em conta o valor por litro, fazendo contas percebemos que a diferença de preço entre os dois combustíveis compensa largamente no valor gastos se usarmos GPL.
6 – O GPL é mais amigo do ambiente.
Verdade!
O GPL não liberta partículas nocivas para a atmosfera e emite significativamente menos monóxido de carbono.
7) Tens de usar luvas para abastecer um carro a gás (GPL).
Mito!
É recomendado, mas não é obrigatório. Atualmente existem mais de 340 postos de combustível com GPL no país e o processo de abastecimento é simples e rápido, semelhante a qualquer outro veículo.
Contudo, e uma vez que o gás está a uma temperatura negativa, é necessário ter alguns cuidados durante o abastecimento, recomendando-se o uso de luvas.
8) Não posso estacionar um carro a gás (GPL) num parque subterrâneo.
Mito!
Outro grande mito, que de facto era verdade, mas só até 2013.
Desde então qualquer veículo a GPL que cumpra os requisitos numa Inspeção Extraordinária, pode estacionar sem qualquer limitação em parques subterrâneos ou garagens fechadas.
9) Tens de ter o dístico azul num carro a GPL.
Mito!
Também desde 2013 que a utilização do dístico azul na traseira dos automóveis GPL deixou de ser obrigatória. Esta vinheta foi substituída por uma pequena vinheta verde — esta sim, obrigatória — colada no canto inferior direito do para brisas.
Depois de todos estes esclarecimentos, de certeza que estás com muita vontade de experimentar um veículo a GPL. Podes encontrar o teu em PiscaPisca.pt
Fontes: Razão Automóvel
Equipa Pisca News