Tal como os carros, os camiões sempre foram veículos em que a “customização” era um status.
Desde as pinturas na cabine principal, passando pelas várias luzes dianteiras que eram colocadas na frente dessa mesma cabine, tudo servia para ficar ainda mais personalizado ao passarem nas estradas de todo o mundo e ao qual ninguém ficava indiferente.
Mas será que existem limites para a “customização” dos camiões?
No Brasil, a nova moda são os camiões arqueados, ou seja, com a traseira levantada e com uma frente rebaixada, fazendo lembrar alguns carros de competição.
Qual a finalidade dos camiões arqueados?
Na verdade, esta modificação não tem qualquer benefício nem finalidade. Os camiões arqueados podem até pôr em causa a segurança do condutor e de todos os outros veículos com que se cruzem nas estradas.
Com a traseira muito mais elevada, é causada maior instabilidade e uma distribuição de peso irregular que pode fazer com que o camião capote com mais facilidade que o normal.
Outra situação menos benéfica é a dificuldade que os camiões arqueados têm para passar por baixo de alguns viadutos, assim como em certas manobras de estacionamento. Quanto ao transporte de mercadorias, que deve ser a principal função destas viaturas, esta tem de ser muito bem estudada pois o mais certo é resvalar toda em direção à cabine, nunca ficando direita.
A parte do sistema de travagem também fica comprometido devido ao sobrepeso que irá empurrar toda a massa traseira, no caso de uma travagem de emergência, a qual pode ser fatal.
Esperemos que esta moda não chegue a Portugal porque, em primeiro lugar, está sempre a segurança de todos na estrada.
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Redação de texto por Marco Janeiro
Edição de texto por Mariana Marques