Baterias de carros elétricos: como funcionam?

Baterias de carros elétricos: como funcionam?

Como funcionam as baterias de carros elétricos?

As baterias dos carros elétricos, acabam por ser a peça central de toda esta engenharia, o que a torna num acumulador de energia.

Após o seu carregamento, a energia fica guardada em compartimentos, que por norma se encontram debaixo dos bancos, cobrindo quase toda parte de baixo do chassi. A energia acumulada, é posteriormente transmitida ao motor em corrente contínua ou alternada.

Para além disso, todo este processo torna o carro elétrico num veiculo zero emissões poluentes. A sua eficiência é totalmente dedicada e aplicada às rodas motrizes ao contrário dos motores a combustão, em que existe desperdício de energia, daí a saída de gazes de escape nesse tipo de carros.

 

 

baterias carros elétricos

O que deves ter em atenção em relação às baterias

  • Tenta manter a bateria entre os 30% e os 80%. Não deixes a bateria chegar ao fim, vais tornar a sua vida útil mais longa e também a sua carga máxima durante mais tempo.
  • Mesmo que tenhas gasto alguma carga, tenta manter a bateria a pelo menos 80%, isto porque torna os componentes da bateria a uma temperatura ideal, pois estando frio, é mais fácil perderem carga.
  • Evita carregamentos rápidos. Caso tenhas oportunidade, faz carregamentos mais lentos, estes, tornam a longevidade da tua bateria muito maior.
  • Deixar o carro ao sol ou ao frio, a temperaturas extremas, podem degradar com mais facilidade as baterias. O recomendado é carregares o teu elétrico à noite ou na tua garagem.

Preocupações (ou não) dos compradores

  • Autonomia – pode variar entre os 260 km e os quase 800 km de autonomia.
  • Tempo de carregamento – varia entre os 30 min e os 45 min, dependendo do modelo de carro e de tipo de carregador (carregamento rápido).
  • Postos de carregamento – atualmente em Portugal, segundo a empresa MOBIE, existem cerca de 3400 postos por todo o país, tendo a Galpelectric Pisca Pisca, 1.792 postos.
  • Preço – podem variar entre os dezanove mil euros e os cento e muitos mil euros.
  • Manutenção – muito inferior ao de um carro convencional, pois não existem, por exemplo, óleos para trocar, as pastilhas de travão duram muito mais devido ao sistema de regeneração que faz travar mais o carro, entre outros.
  • Tempo de vida – Uma bateria pode durar até dez anos, oito deles com a carga praticamente ainda 80% (tendo em conta o cuidado minimo que se deve ter).

 

Concluindo…

Se queres mesmo adquirir um carro elétrico, revê as dicas que te demos sobre as quais deves ponderar, e caso queiras mesmo avançar, podes sempre pesquisar no Pisca Green o teu novo carro elétrico e ainda te oferecemos um cartão de carregamento Galp Electric Pisca Pisca na aquisição de um veículo mais amigo do ambiente e sem qualquer custo adicional.

 

Equipa Pisca News