O sector Automóvel sempre foi muito apetecível a aquisições por parte de marcas e de grupos para que se tornassem ainda mais fortes, sempre com o objetivo de serem o maior grupo automóvel, e dessa forma dominarem esse mesmo mercado.
Desde de 2011, após a grave crise financeira, e posteriormente 2020 com a grande pandemia Covid, que o sector automóvel tem tentado ultrapassar os desafios que se tem apresentado.
Um dos grandes desafios foi o endurecimento das normas antipoluição, passando por o escândalo das emissões de gases, que foram falseadas, culminando com a cada vez maior incidência de eletrificação nas viaturas para uma mobilidade mais verde.Muitos grupos decidiram seguir a velha máxima “a união faz a força”, e com isto o fim das marcas que orgulhosamente se intitulavam como sendo “únicas”, passando a pertencer a um dos grupos que iremos abordar mais à frente.
Em numero 1 o Grupo Vw com as marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Cupra, Porsche, Bugatti, Lamborghini e Bentley. Passando para numero 2, o Grupo Toyota Motor Corporation inclui a Toyota, Daihatsu, Lexus, com participações também na Subaru, Suzuki e Mazda. Vindo no numero 3, a Renault- Nissan, detém as marcas, Nissan, Renault, Mitsubishi, Dacia, Lada, Infiniti, Alpine. Numero 4, acaba de passar para as mãos da Stellantis, originada da fusão entre a FCA e a PSA, conta com marcas emblemáticas como Citroen, Peugeot, Fiat, Alfa Romeu, Chrysler, Dodge, Jeep, Maserati, Abarth, DS-Automobile, RAM, Lancia e Opel.
Em 5 lugar a Americana GM (general motors), Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick. 6 lugar para a Sul Coreana Hyundai Motors, conta com marcas como a KIA, Hyundai e a Genesis. No 7 lugar a Ford que têm a Lincoln a seu cargo. 8 lugar para a Japonesa Honda com a marca de luxo Acura.
Para o 9 lugar o grupo da Daimler, onde a Mercedes Benz e a Smart são as principais, tendo participação na Aston Martin. 10 lugar grupo BMW, com as marcas BMW, Mini e Rolls-Royce.
11 Lugar grupo Geely, Volvo, Lotus, Polestar, Geely e Link & Co, pertencem a este grupo onde também detêm uma participação na Daimler. Sozinhas aparecem, a Jaguar com a LandRover, a Ferrari que se “divorciou” do grupo Fiat, Tesla e Mclaren que se mantém fiéis às suas origens.
Vê o esquema te mostramos em anexo.
Para comprar carro, pesquisa já em PiscaPisca.pt