Novo ano, novos desejos e… novos preços! No final de 2022, vimos o preço de diversos produtos e serviços a aumentar devido, em grande parte, à inflação atual. Este novo ano de 2023 vai continuar com esta tendência e, logo no início do ano, vamos assistir a um aumento no preço das portagens.
Em novembro, as concessionárias previam um aumento de 10% no valor das portagens para 2023. Mas, o Governo aprovou o decreto-lei que limita este aumento nos 4,9% para o novo ano de 2023.
O que influencia o aumento no preço das portagens?
A principal razão para o aumento no preço das portagens no início de cada ano deve-se à variação das taxas de portagem. O valor das portagens, em cada ano, é calculado tendo em conta a taxa de inflação homóloga (sem habitação) no continente, no último mês que tenha dados registados antes de 15 de novembro. Como a taxa de inflação homóloga registada em outubro foi de 10,44%, o que estava previsto era que o aumento no preço das portagens acompanhasse este valor.
Tendo em conta estes valores, isto significa que, os utilizadores vão suportar 4,9% do aumento no preço das portagens, enquanto que o Estado vai suportar 2,8% adicionais, e as concessionárias vão suportar o restante até aos 9,5%-10,5%.
Mas, traduzindo as percentagens por valores concretos…
Pois é, na prática, estes aumentos traduzem-se num aumento de vários euros ao longo do ano. Por exemplo, na Ponte 25 de Abril, um veículo Classe 1 vai passar a pagar 2 euros em vez dos atuais 1,90€ para atravessar a ponte e entrar em Lisboa.
Já na ponte Vasco da Gama, um veículo Classe 1 que em 2022 pagava 2,90 euros para passar a ponte, vai passar a pagar 3,05€, o que se traduz num aumento de 0,15 cêntimos.
Para começar o ano em grande, pesquisa já em PiscaPisca.pt o carro ideal, sempre no melhor portal!
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques