O Governo anunciou várias medidas com vista a mitigar o aumento abrupto do preço dos combustíveis.
O aumento mais elevado de sempre, de uma só vez, para o gasóleo, foi aplicado na semana passada com um valor de 14,5 cêntimos por litro e 8 cêntimos para a gasolina.
A fim de mitigar os efeitos desta mexida no bolso dos portugueses, o Governo decidiu avançar com um pacote de medidas extra. Entre elas, destaca-se o reforço do Autovoucher, cujo valor subirá para 20 euros neste mês de março.
Autovoucher com aumento para 20 euros
O Autovoucher, medida introduzida em Novembro do ano passado pelo Governo, consiste no reembolso de 5 euros cada vez que o consumidor abastece num posto aderente e caso esteja registado na plataforma IVAucher. Este valor é reembolsado no mês seguinte, quando abastecer novamente num posto de combustível.
Relativamente a esta medida, o Governo aumentou o reembolso de 5 euros, para um reembolso de 20 euros durante o mês de março, para mitigar a subida do preço dos combustíveis.
Contudo, não está previsto o prolongamento desta medida após o mês de Março.
Redução do ISP e congelamento da taxa de carbono
O ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) foi reduzido em dois cêntimos na gasolina e um cêntimo no gasóleo no passado mês de outubro e deveria ter terminado, originalmente, no final de janeiro deste ano.
Esta redução extraordinária será agora prolongada até final do mês de junho, deixando em aberto futuras reduções.
Apoio para táxis e autocarros sobe para 0,30€/L
O prolongamento de apoios ao setor profissional dos transportes irá manter-se e prolongar-se face a este aumento de combustíveis.
Para beneficar do apoio, apenas necessitam de enviar uma candidatura para o Fundo Ambiental para poderem ter acesso às ajudas.
Apoio para aquisição de veículos elétricos sobe para 4000 euros
Anteriormente este apoio, era de 3000 euros, tendo agora sofrido um aumento de mais 1000 euros ( 4000 euros no total).
Neste mesmo ano, o apoio do estado sobe também para 10 milhões de euros, duplicando desta forma o apoio, o que incluiu veículos comerciais de empresas e velocípedes.
Quanto a consumos, podes sempre pesquisar o teu novo carro em PiscaPisca.pt!
Consulta o artigo completo em Razão Automóvel