Aprende a estacionar em qualquer lugar

estacionamento

Um dos grandes pesadelos da condução não é andar na estrada e fazer quilómetros, mas sim o momento de parar o carro e estacionar num lugar disponível. Por não querermos subir o passeio, ou bater nos outros carros, é uma manobra que requer atenção para que seja realizada em segurança. Confere as nossas dicas e aprende a estacionar em qualquer lugar!

Existem cada vez mais sistemas incorporados nos veículos que ajudam durante as manobras de estacionamentos, tais como os sensores de estacionamentos e câmaras traseiras. Mas, mesmo assim, muitos veículos ainda não têm estes sistemas incorporados e o condutor é sempre quem tem a decisão final durante o estacionamento.

Para que consigas estacionar em qualquer lugar e para evitar que estejas horas à procura de um lugar livre que seja “mais fácil” de estacionar, reunimos várias dicas para garantir que consegues estacionar em qualquer tipo de lugar sem comprometer a segurança da manobra.

Estacionamento em paralelo

Antes de iniciar esta manobra, certifica-te que o lugar disponível tem espaço suficiente para o teu carro. Muitas vezes, o problema deste estacionamento é tentar entrar num lugar demasiado pequeno para o nosso carro. Depois, faz pisca para informar que vais iniciar a manobra de estacionamento e pára o carro ao lado do carro da frente, ou seja, paralelamente ao carro.

Nesta altura, deves engatar a marcha-atrás e começar a andar lentamente com o carro, olhando sempre para a retaguarda. No momento em que a traseira do teu carro coincidir com a traseira do outro carro, vira o volante todo para a direita. Assim que o carro estiver dentro do lugar e a roda traseira quase a tocar no passeio, começa a desfazer a direção e a rodar o volante para a esquerda.

Para terminar, quando o veículo estiver paralelo ao passeio, endireita a direção e ajusta a posição do carro, aproximando-o (ou não) ao veículo da frente.

Estacionamento perpendicular

O estacionamento perpendicular permite que escolhas se preferes estacionar de marcha-atrás ou de frente. Contudo, se estacionares de marcha-atrás, vais ter maior facilidade no momento de sair porque estarás de frente para a estrada. Este tipo de estacionamento é característico de centros comerciais e parques de estacionamento públicos.

Para entrares neste lugar de marcha-atrás, deves parar o teu carro em paralelo com os veículos do lado direito. Depois, com a marcha-atrás engatada, começa a rodar o volante para o lado direito quando a parte traseira do teu carro coincidir com o farol do lado esquerdo do veiculo estacionado ao pé do lugar disponível.

Durante a manobra, está sempre atento aos retrovisores e olha à tua volta, certificando-te que o veículo não vai bater nos outros carros estacionados. Caso repares que isto vai acontecer, corrige a direção com pequenos ajustes no volante, de forma que o teu carro fique alinhado dentro do lugar disponível.

Quando o teu carro estiver perpendicular à estrada e dentro do lugar, endireita a direção e termina o estacionamento sem bater no lancil do passeio.

Neste tipo de estacionamento, deves ter especial atenção à distância entre o teu veículo e os outros carros estacionados para garantir que todos conseguem abrir as portas em segurança e com espaço suficiente.

 

Se sentes pouca confiança em realizar alguma destas manobras de estacionamento, procura locais pouco movimentados e com lugares de estacionamento livres para treinares a manobra sem estares preocupado se vais bater nos outros carros. Quando dominares as manobras de estacionamento, pratica em locais com outros carros estacionados e verás que vais conseguir estacionar em qualquer lugar!

 

Encontra já o teu carro ideal em PiscaPisca.pt para começares a estacionar em todo o lado!

 

Equipa Pisca News