Todos nós já nos cruzámos com este meio de transporte pelas cidades, as trotinetes elétricas que parecem estar em cada esquina e que são acessíveis a todos.
Por ser tão fácil ter acesso a uma trotinete elétrica no meio da cidade e por não haver restrições sobre quem as pode utilizar, é normal que as suas regras de utilização levantem algumas dúvidas. Porque, tal como qualquer outro meio de transporte, existem regras de circulação associadas às trotinetes elétricas e que devem ser respeitadas, para garantir a segurança de todos que utilizam a via pública.
Mas afinal, quais são as regras de utilização das trotinetes elétricas?
É verdade que, para andar de trotinete elétrica não é preciso ter carta de condução. Mas, se tiveres carta de condução e cometeres uma contraordenação muito grave, podes perder até 4 pontos na carta.
Contudo, é preciso conhecer o Código da Estrada e as regras de circulação no trânsito adequadas a este meio de transporte.
Velocípedes
Trotinetes elétricas com motor até 250 W e com um limite de velocidade de 25 km/h são consideradas velocípedes. Isto significa que devem circular na ciclovia ou na estrada, sempre encostadas à direita.
Circulação no trânsito
Durante a circulação no trânsito, quem circula na trotinete deve ceder passagem aos outros veículos e sinalizar as manobras e mudanças de direção com as mãos.
“Ver e ser visto”
É fundamental utilizar luzes e refletores quando a visibilidade é reduzida, para garantir que os outros condutores te conseguem ver e, assim, evitar acidentes.
Proibições
É proibido circular com a trotinete elétrica no passeio, assim como utilizar o telemóvel e auscultadores, pois representam uma distração que pode causar acidentes.
Ingerir bebidas alcóolicas
Os condutores que apresentem uma taxa de alcoolemia superior ao permitido pelo Código da Estrada são punidos, por isso deve ser evitado o consumo de bebidas alcoólicas.
Proteger para prevenir
Para circular nas trotinetes elétricas, não é obrigatório o uso de capacete nem ter seguro de responsabilidade civil. Contudo, é sempre aconselhado estar protegido com capacete quando circulas na trotinete elétrica.
Relativamente ao seguro, podes (e deves) contratar um seguro de responsabilidade civil para eventuais problemas com terceiros.
Não te esqueças, segurança vem sempre em primeiro lugar, neste e em todos os outros meios de transportes!
Se preferes deslocar-te de carro, encontras os melhores carros usados em Piscapisca.pt!
Consulta a informação completa em Deco Proteste
Redação e edição de texto por Mariana Marques