Muitas são as iniciativas das entidades de segurança pública para que as estradas se tornem um local mais seguro. Desde limite de velocidade rigorosos em diversas zonas das cidades, até radares e constantes multas por excesso de velocidade, existe uma constante preocupação para garantir que os condutores cumprem os limites de velocidades.
Mas, na Áustria, o excesso de velocidade pode ter consequências ainda mais graves.
O governo austríaco anunciou na passada segunda-feira, dia 5 de dezembro, que, quem fosse apanhado em excesso de velocidade “extremo”, poderia ficar sem o seu carro, podendo este vir a ser leiloado.
O que é considerado excesso de velocidade para o governo austríaco?
Esta medida do governo austríaco pretende acabar com as corridas ilegais e casos de excesso de velocidade extrema que põem em risco a segurança rodoviária. O governo considera excesso de velocidade:
- Circular a mais de 60km/h acima do limite de velocidade das localidades ou 70km/h acima do limite fora das localidades. Perante estes casos, os condutores irão ficar com os seus carros apreendidos até ao prazo mínimo de duas semanas.
- Circular a mais de 80km/h acima do limite dentro das localidades ou 90km/h fora das localidades. Estes cenários vão ter como consequência a apreensão do carro, e posteriormente, este será leiloado e o condutor ficará sem o seu veículo.
A ministra austríaca dos transportes, Leonore Gewessler, afirma:
As velocidades de que estamos a falar não permitem que ninguém tenha o completo controlo do carro, tornando-o numa arma incontornável e um perigo para pessoas inocentes. Quem não tem carro não pode acelerar. É exatamente por isso que a medida é tão bem sucedida noutros países, porque atinge precisamente onde mas dói e protege a população geral.
A segurança na estrada é essencial para as deslocações do dia a dia por isso adota sempre uma condução defensiva e cumpre os limites de velocidade adequados às zonas onde conduzes. Para usufruíres de viagens seguras, procura o teu carro ideal em PiscaPisca.pt!
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques