Andar com o carro na reserva faz mal?

Andar com o carro na reserva faz mal?

Se és daquelas pessoas que fica até à última gota de combustível para ir até à bomba de gasolina, talvez devas pensar duas vezes antes de voltar a andar com o carro na reserva.

Antes de mais, vamos perceber o que significa estar com o carro na reserva de combustível. Quando a luz da reserva acende no painel do carro, devemos ter atenção a este aviso. A indicação de que o carro está na reserva significa que, com o combustível que ainda está disponível, poderemos percorrer entre 50 a 80km. Isto corresponde entre 10 a 15% da capacidade total do depósito, até este ficar sem combustível e não se movimentar mais.

Assim, através desta explicação, ficamos a perceber que é arriscado andar com o carro na reserva com frequência, pois estamos a aumentar a probabilidade de ficar sem combustível e deste ficar parado a meio caminho.

Mas, andar com o carro na reserva traz problemas mecânicos?

Ora, se por um lado, esta é uma prática arriscada nas deslocações do dia a dia, será que este hábito pode também danificar o próprio funcionamento e mecânica do veículo?

Tudo depende da frequência com que te descolas com o carro. Se o fizeres de forma esporádica, não haverá qualquer consequência a nível do motor e funcionamento do carro.

Mas, se esta for uma prática comum e costumas circular frequentemente na reserva do combustível, podes estar a aumentar a probabilidade de ter problemas mecânicos no teu veículo.

O que acontece ao circular na reserva?

Resumidamente, andar com o carro na reserva obriga a que o esforço da bomba de combustível seja maior, para que o veículo se consiga movimentar. Em subidas, descidas e curvas, o esforço é ainda maior.

Este esforço necessário para movimentar o veículo quando este está na reserva, acaba por sobreaquecer a bomba de combustível, levando a um maior desgaste ao longo do tempo.

Por isso, nunca é aconselhado andar com o carro na reserva por longos períodos de tempo ou com muita frequência. Uma forma de criares o hábito de abastecer o teu veículo é definir um dia e hora especifico da semana ou mês e criar a rotina abastecer o teu veiculo.

Procura já no PiscaPisca.pt, o teu próximo carro para viagens com o depósito sempre cheio!

 

Consulta a informação completa em Razão Automóvel

 

 

Redação e edição de texto por Mariana Marques