Os pneus são o principal elemento de segurança nos veículos pois, sem eles, o carro nunca iria andar ou aderir ao piso quando se pusesse o pé no travão.
Já devem ter reparado na informação que vem colada nos pneus cada vez que temos de substituí-los.
Pois é, essa informação é bastante importante, porque fornece alguns dados do produto que estamos a adquirir.
Desde 2021 que este rótulo foi alterado, tal como a escala a que se refere, tendo agora um novo desenho e mais informações.
Quais foram as alterações nos rótulos dos pneus?
Este novo rótulo mantém algumas informações que já constanvam no rótulo anterior, nomeadamente, a sua eficiência energética, a sua aderência em piso molhado e o seu nível sonoro de quando rola no exterior.
As alterações que foram feitas nesta nova atualização foram as seguintes:
- Eficiência energética e aderência em piso molhado
No rótulo anterior existem sete níveis de classificação: de “A” a “G”
No rótulo atual apenas existem cinco níveis de classificação: de “A” a “E”
- Ruído exterior de rolamento
Para além do valor de decibéis que já existia, passa haver também uma escala de “A” a “C” para classificar o ruído.
- Identificação do pneu
Informação que identifica a marca, modelo, dimensões, índice de capacidade de carga, categoria de velocidade, classe do pneu (C1: ligeiro de passageiros; C2: veículos comerciais ligeiros; C3:veículos pesados) e, em último, identificador de tipo de pneu.
- Pictograma de pneu para neve e para gelo
Este símbolo irá estar colocado caso o pneu esteja apto para circular na neve e/ou gelo, aparecendo na forma de dois pictogramas.
- Código QR
Vai permitir aceder a toda a informação da base de dados da EPREL (European Product Registry for Energy Labelling) onde irá constar a informação do produto.
Consulta a informação completa em Razão Automóvel