A partir de 17 de maio, a Alemanha tornou-se o país europeu pioneiro na circulação na via pública de veículos com sistemas de condução autónoma de nível 3.
Já são várias as marcas que estão a desenvolver modelos com este sistema de condução autónoma de nível 3 integrado, como é o caso do grupo da BMW, a Volkswagen e a Mercedes. Contudo, apenas a Mercedes já lançou no mercado este sistema de condução autónoma de nível 3 integrado nos modelos Classe S e EQS.
A tecnologia utilizada neste sistema de condução autónoma de nível 3 é apoiada na tecnologia da Luminar, uma marca norte-americana que tem como missão tornar o transporte autónomo seguro e onipresente.
Mas afinal, o que é a condução autónoma de nível 3?
De forma geral, na condução autónoma de nível 3 o responsável pelo controlo do veículo é o próprio veículo e não o condutor.
Este sistema permite que o condutor seja “passivo” durante a condução, sendo totalmente guiado pelo veículo. Através deste sistema, o veículo consegue gerir a manutenção da velocidade, a distância ao carro da frente, a circulação ao centro da faixa de rodagem e ainda realizar manobras para evitar colisões ou acidentes.
Para além disso, o veículo é capaz de identificar sinais de trânsito, respeitar os semáforos e deslocar-se do ponto A ao ponto B, num percurso previamente definido através do sistema de navegação.
Na condução autónoma de nível 3, o condutor deve apenas estar pronto a intervir quando o veículo exigir a sua intervenção, recuperando assim o controlo do veículo.
O nível 3 de condução autónoma é o primeiro nível em que o veículo é responsável por tudo o que aconteça, inclusive acidentes.
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Redação e edição de texto por Mariana Marques