AdBlue: o que é?

ad blue: o que é?

Afinal, AdBlue o que é?

É um produto inovador cujo propósito é ecológico e é novo componente dos veículos a diesel!

O seu objetivo é reduzir as emissões de azoto nos veículos a gasóleo, em conformidade com a legislação relativa à emissão de gases poluentes.

Não se trata, como muitos pensam, de um aditivo ao combustível que possa influenciar o desempenho do carro, mas sim de um produto catalisador que visa diminuir a poluição atmosférica.

Como funciona o AdBlue?

Após a combustão do gasóleo, ao entrar em contacto com os gases, este fluído dá lugar a uma reação química, que transforma os óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio sendo assim inócuos para o ambiente e para a saúde humana.

O Adblue não é um aditivo de combustível, é um produto adicional de utilização para automóveis a diesel e que requer uso regular.

Fatores, como o tipo de condução, temperatura do sistema do próprio automóvel, bem como temperatura do ambiente vão ter bastante influência nos níveis de consumo deste produto, à semelhança do acontece com o gasóleo ou gasolina.

As viaturas já equipadas com esta tecnologia (registos a partir de setembro de 2014) possuem um sistema de aviso no painel de instrumentos que alerta para os níveis de AdBlue no depósito. É por isso aconselhável atestar o Adblue caso vá fazer uma linga viagem, por norma a capacidade média do tanque é de 15 a 25 litros. E por sua vez a média de consumo é 1.5 a 2.5 litros por cada 1000 km percorridos

Como este líquido é essencial para que o carro arranque é preferível que assim que o painel indique que deve abastecer, este procedimento deve ser realizado o quanto antes.

AdBlue: o que é? Parece algo muito complicado….

Nada disso! Este complemento é de fácil utilização, vejamos:

  • Simples de adquirir

O AdBlue é vendido em embalagens de 5 a 10 litros e pode ser comprado em lojas de peças para automóveis, em concessionários ou em postos de combustível;

  • Simples de reabastecer

O processo de reabastecimento é simples, sendo comparável ao combustível;

  • Simples de controlar

Todos os veículos que necessitam deste produto têm indicadores eletrónicos do nível do depósito. Normalmente, no painel de instrumentos. O veículo tem programados os alertas ao condutor, que sugerem que deve realizar o reabastecimento.

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Há escassez de AdBlue?

Infelizmente sim!

O aumento dos preços da energia, trouxe uma série de consequências nefastas, entre elas a produção de AdBlue que foi bastante reduzida. O transporte de mercadorias é o mais ameaçado tendo em conta que este veículos de transporte utilizam estes produto.

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A falta deste fluido no mercado já vem de algum tempo, mas com os preços da energia a atingirem máximos históricos, a escassez de AdBlue tem vindo também a ser ainda mais notória. A SKW Piesteritz, que é a maior produtora de ureia e amónia da Alemanha (principais compostos do Adblue) decidiu parar a produção para evitar ainda mais perdas e, segundo um porta-voz citado pela Reuters, está mesmo prestes a esgotar o seu stock.

Seguiu-se alemã BASF que já anunciou que vai reduzir a produção de amónia.

Consequências da falta de Adblue e o que é que faz ao motor:

  1. A principal consequência é o risco de os motores a diesel não conseguirem cumprir as normas de emissões;
  2. O aumento do preço deste aditivo, que já se tem verificado nomeadamente desde o ano passado, consequência inevitável da sua escassez;
  3. Aumento no preço dos serviços de transporte de mercadorias e, por conseguinte, no preço dos bens que são transportados;
  4. Outra consequência,tem a ver com o rendimento do motor, que poderá ver o seu rendimento reduzido «modo de segurança»  caso o AdBlue acabe e o veículo estiver em andamento;
  5. No pior dos cenários caso o depósito de AdBlue esteja vazio, uma vez desligado o motor, o mais provável é queeste não volte a arrancar sem o reabastecer primeiro.

Consequências da falta de Adblue

Os setores que envolvem o transporte de bens e mercadorias bem como o transporte de passageiros, são seguramente os mais dependentes dos motores a gasóleo e por conseguinte são também aqueles que mais poderão ser afetados pela escassez de AdBlue. Esperemos que a crise energética seja ultrapassada o mais rapidamente possível para que estas e outras questões sejam ultrapassadas.

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Equipa PPNews

 

 

FONTE: Razão Automóvel ; Espogama.pt