Podcast onde o campeão António Felix da Costa fala sobre diversas modalidades do mundo automóvel.
A Formula E é uma prova oficial da FIA desde 2014, que utiliza viaturas monolugares 100% elétricas de competição.
Esta modalidade começa a ganhar adeptos por todo mundo, de uma forma natural e ecológica. As corridas são maioritariamente disputadas em circuitos citadinos, com uma extensão que varia entre os 2.5 km e os 3 km.
A ideia surgiu do conhecido engenheiro da F1 Jean Todt, com o principal objetivo de criar uma corrida com menor exposição ao lobby financeiro e com menor impacto no meio ambiente. Mas com o mesmo índice competitivo das restantes formulas.
A experiencia tem sido agradavelmente boa, mas ainda longe do patamar máximo. A F1. Movendo valores muito inferiores a fórmula E começa de forma discreta a chamar a atenção dos grandes construtores, marcas como BMW; Mercedes; Audi e DS contam já com presença assídua nas edições recentes do campeonato do mundo.
Portugal ainda não teve a sorte de ter uma prova realizada em território nacional, mas conta já com um campeão do mundo. António Félix da Costa conquistou o título ao volante de um DS Techeetah, na época de 2019-20. O seu excelente comportamento como piloto, revela que a sua personalidade dentro e fora das pistas consegue ganhar corridas. Sem utilizar uma condução demasiado agressiva. O piloto luso está sempre na luta pelo pódio, o que nos deixa orgulhosos pelas suas participações em todas as corridas que disputa.
A formula E trouxe para a competição algo que até agora estava “sentado” na bancada. O público. Através da opção “fanboost” o espetador pode participar na corrida. Enviando pontos que serão transformados em potencia extra para o monolugar do seu piloto favorito. Como pode isto contribuir para a corrida? Simples, estamos a falar de veículos movidos a eletricidade que ao acelerar consomem energia a dobrar, se os carros dispuserem de energia extra, as ultrapassagens tornam-se possíveis e permitem ao piloto subir posições na classificação.
A importância do “fanboost” é fundamental na gestão adequada da corrida e da energia dos monolugares. Por isso, aconselhamos todos os adeptos do António a dar a sua ajuda nas corridas.
Se queres saber mais o melhor é ouvires na primeira pessoa o nosso campeão falar sobre a formula E, aqui.
Procura já em piscapisca.pt o teu formula E
Podcast gentilmente cedido pelo Observador