Faleceu a dia 8 de setembro de 2022, a petrolhead e Monarca mais famosa do mundo. Aos 96 anos de idade e após 70 de reinado, o mais longo da história da Inglaterra.
Muitos não saberão que Rainha Elizabeth II, pela sua condição de Monarca, tinha o privilégio de poder conduzir carros, bem como camiões, sem precisar de carta de condução.
Sempre demonstrou uma grande preferência por automóveis como o seu meio de transporte, tendo conduzido até avançada idade e sempre que o protocolo o permitia.
Aprendeu a conduzir durante a II Guerra Mundial, pois fez parte do corpo feminino Auxiliary Territorial Service , tendo também formação em mecânica.
A sua coleção de automóveis não deixa ninguém indiferente.
Apresentamos alguns dos mais icónicos, destacando o Lincoln Cosmopolitan, o Mercedes-Benz 600 Laundalet e o Bentley Mulsane.
Lincoln Cosmopolitan
O Cosmopolitan fez jus ao nome e passou a ditar a moda em todos os cantos do mundo.
Os para-lamas eram incorporados à carroceria e o capô proeminente ficava levemente abaulado. Faróis e lanternas embutidos fizeram sucesso e causaram inspiração em todo o mundo.
Mercedes-Benz 600 Landaulet
Durante décadas, este Mercedes-Benz era um clássico entre presidentes, reis e ditadores.
Disponível nas versões berlina de quatro portas, limousine e descapotável, este carro alemão era fabricado à mão e tinha um motor 6.3 l V8 com um fantástico (e complexo) sistema hidráulico que controlava tudo: desde a suspensão, passando pelo fecho automático das portas, até à abertura das janelas.
Bentley – Mulsanne
É considerado um dos carros mais luxuosos do mundo, assim como um dos mais potentes.
O seu motor V8 de mais de 500 cavalos pode chegar de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos. Para além disso, possui uma transmissão de 8 marchas.
Se procuras um carro clássico como os da Rainha Elizabeth II, vai a Piscapisca.pt e encontra o teu próximo Mercedes-Benz 600 ou Bentley!
Fontes: Auto Tecnica; Razão Automóvel
Redação de texto por Sílvia Reis
Edição de texto por Mariana Marques