Rali Dakar: a prova que testa o ser humano – Podcast com António Felix da Costa
Podcast onde o campeão António Felix da Costa fala sobre diversas modalidades do mundo automóvel.
O continente africano foi sempre um local de fascínio e de exploração. Entre as dunas do norte até às savanas do sul; África é um continente fascinante propicio a longas jornadas de aventura.
Foi a busca por essa aventura que levou Thierry Sabine, a idealizar aquele que se viria a tornar a prova todo terreno mais famosa de sempre.
O rali Dakar.
No ano de 1979 partia da capital francesa a primeira caravana de veículos em direção ao Senegal. Nascia o Paris – Dakar.
A prova começou apenas com motos, carros e camiões. Em 2009 foram incluídas as motos 4 e veículos UTV’s, por fim em 2021 foram lançados os protótipos e os clássicos.
A prova inicial levava os participantes a atravessar o deserto do Sahara, usando alguns aparelhos de navegação, fornecidos pela organização, cartas de navegação, bússolas e mais algumas ferramentas de orientação. Mas o essencial era a capacidade de condução de cada participante quando chegavam às etapas das dunas. Eram nessas etapas que se ganhava ou perdia, não só o rali, mas também a vida. Muito foram os que a perderam nesta prova mítica, desde logo o seu mentor Thierry Sabine. Faleceu em 1986 quando o helicóptero em que seguia embateu numa duna no Mali. Estes acidentes tornaram a prova pouco consensual no mundo do desporto automóvel, com fações que defendiam a sua extinção e com outras que defendiam a sua continuação.
Mas o Dakar sempre foi uma prova de enorme projeção mundial, um palco para as grandes marcas mostrarem os seus argumentos no todo terreno. Mas desengane-se quem julga que é uma prova unicamente de jipes. Durante os anos 80 e 90 duas marcas francesas dominaram os lugares do pódio. A Peugeot e a Citroen, arrecadaram vitorias em 8 edições da prova entre 1987 e 1996 sem qualquer jipe.
Os magníficos 205 T16 e os 405 T16 conquistaram 4 edições do Dakar, conduzidos por Ari Vatanen e Juha Kankkunen. O Citroen ZX rally raid com Pierre Lartigue e Ari Vatanen conquistaram as restantes vitórias. Fantásticas obras de engenharia feitas em veículos que hoje seriam colocados na classe familiar.
Mas o melhor é ouvir o que o António Félix da Costa acha desta mítica prova da classe maratona.
Procura já o teu SUV e começa a preparar o teu Dakar em piscapisca.pt
Podcast gentilmente cedido pelo Observador