Como assim?
É mesmo verdade.
Na Estónia existe nos dias de hoje um caminho onde é proibido utilizar o cinto de segurança do carro durante o tempo de inverno.
A razão para este fenómeno, aparentemente contra toda a história do cinto de segurança, e contra tudo o que aprendemos sobre segurança rodoviária nos dias de hoje, é que este é um percurso feito de gelo por isso, existe alguma probabilidade de em caso de acidente o gelo quebrar. Para garantir que quem circula neste percurso gelado consegue sair do interior do carro o mais rapidamente possível após o gelo quebrar, é então proibido colocar o cinto pois este sistema de segurança dificulta a tarefa na situação em questão, que envolve sair do carro o mais rápido possível.
Posto isto, todos sabemos nos dias de hoje, quais são os benefícios associados ao cinto de segurança e que é o tipo tecnologia de retenção automóvel mais importante em caso por exemplo de acidente, mas, numa via de circulação com estas características tão incomuns, o seu uso é mais perigoso do que benéfico, pois pode impedir o condutor ou passageiro de sair de forma rápida abrindo as portas.
Esta estrada de gelo liga a Estónia à ilha de Hiiumaa, atravessando as águas do mar Báltico. Esta estrada apenas está congelada nos meses de inverno e não nos outros meses. No verão, a ligação entre estas localidades tem que ser feita através das balsas que transportam os automóveis até à ilha Hiiumaa.
Para além disto, os limites de velocidade desta via têm algumas peculiaridades.
As pessoas podem hoje em dia circular a menos de 25km/h, a mais de 40km/h e apenas até aos 70km/h. Contudo, entre os 25km/h e os 40km/h não se pode circular devido às vibrações que podem provocar quebras no gelo.
O aconselhado aos condutores foi que, ao circular neste caminho devem manter uma acelaração constante. É ainda crucial que os carros usem o mecanismo de manter uma distância de dois minutos entre si. São estes os sistemas de segurança mais aconselhados nesta particular estrada.
Se estás com dificuldade em imaginar e acreditar que esta via existe mesmo, vê este vídeo deste local localizado na Estónia.
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Redação e edição de texto por Mariana Marques