Os automóveis clássicos continuam a ser um nicho de mercado. Comprar um clássico implica ter um automóvel disponível para as deslocações do dia a dia que seja económico e fiável. Depender de um carro clássico para as deslocações diárias é um risco que nem todos os condutores estão dispostos a correr. Deslocações citadinas, estacionamentos apertados e consumos elevados. São algumas das questões que mais assolam os condutores mundanos. Se juntarmos a manutenção, temos um passatempo que não está ao alcance de todos.
Todos os admiradores de carros têm no fundo o desejo de um dia virem a ser proprietários de um automóvel clássico. Um tesouro único aos seus olhos. Ou porque lhes faz lembrar o automóvel antigo dos pais, ou porque era o automóvel do melhor amigo que servia para as saídas, ou o simples sonho de possuir um automóvel clássico daquela marca. Tudo serve de argumento válido para possuir um clássico. Um admirador de automóveis clássicos ama de paixão os automóveis. Desde o pormenor mais ínfimo do banco ao rádio leitor de cassetes, passando pelos botões das luzes até às manetes de abertura de portas. Tudo serve para fascinar num clássico.
Ter um automóvel clássico é um estado de espirito, é uma forma clara de não olhar a ostentações. É um não me ralo por não ter ar condicionado, rádio leitor de cd’s ou GPS. É a mensagem que enviamos para todos aqueles que valorizam as novas tecnologias em vez de acarinharem o que mais puro têm na sua vida. A paixão!
Mas para quem tem esse desejo de se iniciar na busca de um clássico, vamos mostrar algumas propostas atualmente no mercado de carros clássicos baratos, que conseguem satisfazer o iniciado mais curioso. Atenção de que, pouco dinheiro será sempre relativo. Os custos de manutenção e peças dependem sempre do conhecimento mínimo dos proprietários quando faz a aquisição de um bem material.
5 carros clássicos baratos para todos os gostos
1) Mercedes – Benz 190 D
Um tanque de guerra. Por algum motivo um dos carros favoritos dos taxistas em todo mundo. Com a capacidade de fazer mais de um milhão de quilómetros, com uma manutenção acessível e fiável, o Mercedes 190D é um clássico intemporal. Para um admirador de carros clássico no início do percurso torna-se fácil encontrar peças usadas em bom estado. Basta verificar o óleo e colocar gasóleo e vamos até ao fim do mundo. Lá há de certeza uma oficina com peças para o teu Mercedes-Benz.
2) Renault 4L
Injustamente apelidada de 4 latas. Nunca uma alcunha foi tão mal aplicada a um veículo automóvel. Um veículo considerado como um utilitário quando saiu 1947. Capaz de acomodar 4 adultos confortavelmente. Uma mecânica simplista e ao alcance de qualquer novato da mecânica. Uma das melhores ofertas no mercado para os aspirantes a colecionadores. A única questão pode ser as peças de substituição para os mais puritanos. Em bom estado só no mercado francês e os portes de envio, fazem pagar.
3) Toyota Celica 2.0 Twin Cam
Um icon dos ralis. Quem não se lembra do Carlos Sainz ser campeão ao volante de Toyota Celica?
Aqui a fasquia sobe um pouco. Carro japonês, com um motor feito com rigor e capaz de suportar altas rotações. Mas com a dificuldade de substituir as peças danificadas. Um Toyota é capaz de aguentar muitos quilómetros, mas se tiver o azar de avariar, o seu proprietário vai ter que procurar muito pelas peças necessárias. Infelizmente a Toyota é uma marca que encareceu bastante no mercado, a sua história tem um preço. Que claramente é pago na manutenção em caso de avaria.
4) Citroën Visa GT
Citroen, um nome que não precisa de qualquer apresentação. Feito a pensar no conforto dos seus ocupantes. A marca francesa, não deixa nada ao acaso. Desde das suspensões a óleo que posteriormente se tornaram hidráulicas, aos bancos ergonómicos com apoio na cervical. A Citroën começou cedo a dedicar especial atenção ao habitáculo. Mas os críticos penalizaram a marca, dizendo que a carroçaria dos Citroën era demasiado frágil, tornando o veiculo pouco seguro estruturalmente. Mas a verdade é que esta é igualmente uma boa proposta para um projeto pessoal. Peças com um custo baixo e fáceis de encontrar, manutenção acessível e um campeão de ralis, um puro sangue competitivo. Peça indicada para um apreciador de velocidade clássica.
5) Volkswagen Carocha
Nenhuma lista ficaria completa sem o carro do povo. Volks (Povo) Wagen (carro).
Talvez um dos clássicos mais conhecidos no mundo. Transversal a quase todas as gerações, a velha carocha percorreu a história automóvel com um virtuosismo inigualável. Motor básico e fiável, carroçaria resistente, peças espalhadas pelo mundo. Foi o primogénito da marca alemã, foi carro mais vendido no mundo. Portanto se queres um projeto que se financia a si mesmo, é por aqui que vais gostar de começar. Um motor traseiro de fácil acesso, com desenho simplista, mas muito eficaz. Com mais de 21529464 unidades vendidas desse sempre, peças não vão faltar de certeza.
Navega no PiscaPisca.pt, escolhe em consciência de acordo com a tua experiência. O difícil é escolher porque depois de começar não existem limites à criatividade de cada um dos entusiastas.
Equipa Pisca News