4 dicas para lavar o carro corretamente

Diariamente, o nosso carro está em contacto com o meio envolvente e sujeito às condições meteorológicas. Isto faz com que se suje com mais frequência e por isso, devemos limpar e lavar o carro ao fim de curtos períodos de tempo, para evitar danos irreversíveis na pintura e nos materiais.

Hoje em dia, já existem em vários postos de abastecimento, opções automáticas para lavar o carro através das máquinas de lavagem automática, que lavam, enceram e secam os veículos sem necessidade de sair de dentro do carro. Contudo, esta opção não permite uma lavagem no interior do veículo.

Mas, ainda existem muitas pessoas que preferem limpar e lavar o carro de forma manual, tanto em postos de abastecimento nas zonas de lavagem manual, como nas suas garagens ou espaços abertos que não influenciem a circulação na via pública.

Caso faças parte deste grupo de pessoas que prefere “pôr as mãos na massa” e lavar o exterior do teu carro, temos algumas dicas que te vão ajudar nesta tarefa. E, como é sempre importante também lavar e limpar o interior do carro, deixamos também algumas dicas para completar a lavagem e limpeza do teu carro!

O que precisas para lavar o carro:

  • Balde com água limpa e balde com água e sabão próprio para veículos OU jato de água e jato de detergente próprio para veículos
  • Esponja
  • Luvas
  • Pano de Microfibra
  • Produto limpa vidros especifico para vidros de carros
  • Produto limpa jantes
  • Escova ou Pincel macio
  • Pequeno aspirador (facultativo)

4 dicas para lavar o carro corretamente

1) Preparar o carro

Se vais lavar o carro ao ar livre, certifica-te que está estacionado à sombra para facilitar o processo de lavagem. Para além disso, se o carro estiver muito quente, deves esperar alguns minutos para garantir que o exterior do carro arrefece e não danificas a pintura durante a lavagem.

Em relação ao interior do veículo, primeiro começa por tirar tudo o que já não faz falta e pode ser deitado para o lixo.

2) Limpar o interior do carro

Aconselhamos que comeces a tarefa de lavar e limpar o carro pelo seu interior.

Se estiveres num posto de abastecimento, podes recorrer aos aspiradores automáticos e fazer uma limpeza mais profunda dento do habitáculo: nos bancos, chão, volante, cantos, etc. Aproveita para retirar os tapetes e sacudi-los nas zonas próprias para esse efeito.

aspirar-o-interior-do-carro

Por fim, termina esta limpeza apenas com um pano de microfibras para não danificares os materiais. Limpa todos os constituintes do interior do carro, tais como os estofos, a superfície do painel, a lateral das portas, os cintos, o apoio de braço, etc. Para uma limpeza mais eficaz, aplica um produto próprio para o interior do carro antes de passares o pano de microfibra.

Para os bancos, o ideal é que, depois de aspirar, faças ainda uma limpeza usando uma escova ou pincel macio para retirar a sujidade que possa estar acumulada em zonas que são mais difíceis.

Em relação aos vidros, utilizar sempre produtos adequados para vidros do carro para evitar que fiquem baços ou manchados.

3) Agora, é hora de lavar o carro no exterior!

Antes de tudo, a regra e método mais adequado é sempre começar a limpeza de cima para baixo.

Humedece a esponja no balde com água e começa sempre por lavar o carro a partir do tejadilho. Com a esponja, faz movimentos circulares e humedece-a sempre que necessário de forma a que o carro fique bem molhado e a sujeira superficial vá sendo libertada com a água.

lavar-o-carro

De seguida, humedece a esponja no balde com sabão e repete o processo. Após o exterior do carro estar todo lavado, volta a passar água antes que o sabão seque. Nesta fase, o ideal é utilizar um jato de alta pressão, como uma mangueira que deite água.

4) Lavar o carro já está: vamos secar

É importante que nunca saltes este passo. Se a água secar ao natural, o carro vai ficar todo manchado quando estiver seco e todo o trabalho que tiveste vai “por água abaixo”. Por isso, deves sempre passar um pano ou uma toalha de microfibra para retirar o excesso de água e secar o teu veículo. Aqui, não te esqueças dos cantos mais despercebidos, como as manetas e rebordos das portas, etc.

Nas jantes deves utilizar um produto especifico para jantes e realizar a sua limpeza com uma escova macia.

Agora que já aprendeste tudo sobre como lavar o carro e pô-lo a brilhar, só te falta encontrar o teu carro ideal em PiscaPisca.pt!

 

Equipa Pisca Pisca News

 

 

FONTE: ACP; Acquazero