4 dicas infalíveis para carregar carros elétricos

carregamento-carros-eletricos

Os carros elétricos são cada vez mais procurados pelos portugueses. Para quem utiliza o carro no dia a dia, esta opção torna-se bastante vantajosa a longo prazo em termos de custos e utilização.

Apesar de, até ao momento atual, ser em casa que mais compensa carregar os carros elétricos, existem várias formas para aumentar a durabilidade da bateria ao longo do seu tempo de vida útil.

Tal como a bateria dos nossos telemóveis que deve ser preservada através de uma utilização adequada, também o carregamento de veículos elétricos requer certos cuidados para não prejudicar a vida útil das baterias.

1) Evitar descargas e cargas completas

Tanto para cargas, como para descargas da bateria, deves sempre evitar que a percentagem fique nos extremos. Ou seja, evita que a bateria do veículo descarregue totalmente, assim como que carregue totalmente.

Deves verificar se o fabricante tem alguma recomendação sobre o carregamento específico do modelo do teu carro. Depois, estipula um valor mínimo de bateria para carregar o teu carro e um valor máximo de carregamento.

Como referência, podes guiar-te por 20% como valor mínimo de bateria nos carros elétricos, e em carregamentos rápidos, atingir 80% de capacidade máxima.

2) Evitar carregamentos rápidos e ultrarrápidos

Para prolongar o bom funcionamento da bateria nos carros elétricos, deves evitar carregamentos rápidos, em corrente contínua no teu dia a dia.

Os carregamentos rápidos e ultrarrápidos devem acontecer apenas em viagens longas ou situações de emergência. Este é um dos fatores que pode degradar a capacidade e o rendimento da bateria ao longo do tempo, por isso tenta ao máximo evitá-lo.

3) Períodos de cargas e descargas

O período entre uma carga e descarga de carregamento nos carros elétricos é também crucial para que a bateria funcione adequadamente durante o tempo de vida útil do carro.

O ideal será sempre que este período seja o mais longo possível. Quanto menor a quantidade de vezes que for preciso carregar o carro, melhor será o desempenho da bateria ao longo do tempo.

4) Escolha dos postos de carregamento

Apesar da opção mais rentável ser carregar o carro elétrico em casa, nem sempre é possível isto acontecer. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher o posto de carregamento dos carros elétricos.

Deves sempre utilizar um carregador que esteja adaptado à velocidade máxima de carregamento do teu veículo. Como os carros elétricos têm potências de carregamento diferentes, quanto maior a potência do carregador, mais elevados serão os custos associados ao carregamento.

Se, por exemplo, um carro elétrico estiver limitado a um carregamento até 6,6kW, deves evitar carregamentos em postos com potência superior a 7,4 quilowatts.

 

Agora que já sabes todas as dicas para carregar carros elétricos, só te falta escolher o teu próximo carro elétrico em Piscapisca.pt !

 

Consulta estas e outras dicas em Deco Proteste

 

Redação e edição de texto por Mariana Marques