É já no dia 1 de setembro de 2023 que entram em vigor 37 novos radares de velocidade nas estradas portuguesas. E, 12 deles vão ser radares de velocidade média. A implementação destes novos radares de velocidade faz parte da expansão da rede SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade.
Os radares de velocidade média distinguem-se dos radares convencionais por medirem a velocidade média de um veículo entre um certo troço de um percurso na estrada, ou seja, a que velocidade média aquele veículo percorreu a distância entre o local A e o local B. Explora mais sobre este tipo de radares neste artigo do Pisca News.
Consulta de seguida a lista dos locais dos 37 novos radares de velocidade (convencionais e de velocidade média), que entram em vigor dia 1 de setembro:
Novos radares de velocidade média
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A1 — Mealhada/Anadia (km inicial — 217,400; km final — 211,900; sentido Norte-Sul);
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A1 — Santarém (km inicial — 65,180; km final — 59,900; sentido Norte-Sul);
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A25 — Águeda (km inicial — 42,469; km final — 37,600; sentido Este-Oeste);
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A3 — Braga (km inicial — 38,064; km final — 40,750; sentido Sul-Norte);
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A3 — Trofa (km inicial — 16,910; km final — 15,905; sentido Norte-Sul);
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A42 — Paços de Ferreira (km inicial — 9,100; km final — 7,000; sentido Este-Oeste);
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IC19 — Sintra (km inicial — 8,150; km final — 9,100; sentido Este-Oeste);
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IC2 — Loures (km inicial — 9,750; km final — 8,200; sentido Norte-Sul);
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EN10 — Montijo (km inicial — 75,710; km final — 79,240; dois sentidos);
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EN10 — Vila Franca de Xira (km inicial — 110,710; km final — 115,460; dois sentidos);
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EN109 — Figueira da Foz (km inicial — 100,700; km final — 103,000; dois sentidos);
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EN211 — Marco de Canavezes (km inicial — 1,390; km final — 5,780; dois sentidos)
Radares de velocidade convencionais
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IC2 — Aveiro — Trofa, Segadães e Lamas do Vouga (km- 238,970)
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EN260 — Beja — Baleizão (km – 13,425 – dois sentidos)
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A7 — Braga — Serzedelo (km – 33,250)
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A7 — Braga — Serzedelo (km- 33,658)
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EN101 — Braga — Creixomil (km – 110,729)
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EN103 — Braga — Rio Covo (Santa Eugénia) (km – 22,942 – dois sentidos)
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EN206 — Braga — Golães (km – 46,030 – dois sentidos)
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EN18 — Castelo Branco — Belmonte e Colmeal da Torre (km – 19,627)
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EN109 — Coimbra — Quiaios (km -110,410 – dois sentidos)
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IC2 — Coimbra — Assafarge e Antanhol (km – 183,282)
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A2 — Faro — Paderne (km – 233,114)
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EN125‐10 — Faro – Montenegro (km – 1,430)
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IC17 — Lisboa – Sacavém e Prior Velho (km- 19,104)
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IP7 — Lisboa –– Lumiar (km-3,399)
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A44 — Porto — Mafamude e Vilar do Paraíso (km – 4,480)
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EN105 — Porto — Carreira e Refojos de Riba de Ave (km – 20,035)
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EN14 — Porto — Cidade da Maia (km – 6,104)
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A1 — Porto — Pedroso e Seixezelo (km – 292,356)
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A1 — Porto — Pedroso e Seixezelo (km- 292,943)
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EN119 — Santarém — Santo Estevão (km – 27,950 – dois sentidos)
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EN251 — Santarém – Coruche, Fajarda e Erra (km -39,225 – dois sentidos)
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EN252 — Setúbal — Pinhal Novo (km – 5,203 – dois sentidos)
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EN252 — Setúbal – Pinhal Novo (km -9,016 – dois sentidos)
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EN5 — Setúbal — Atalaia e Alto Estanqueiro‐Jardia (km – 5,974 – dois sentidos)
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EN234 — Viseu – Canas de Senhorim (km- 88,672 – dois sentidos)
A implementação destes novos radares de velocidade pretende aumentar a segurança rodoviária nas estradas portuguesas e combater os acidentes rodoviários. Faz a diferença e torna-te um agente de mudança e respeita os limites de velocidade quando circulares ao volante do teu carro em PiscaPisca.pt!
Equipa Pisca News
Fonte: Razão Automóvel