Nos meses de verão, os carros que ficam estacionados na via pública tendem a aquecer bastante, levando ao uso excessivo do ar condicionado para refrescar o automóvel.
Este ano, registou-se no início do mês de agosto a média de temperaturas mais alta dos últimos 22 anos, com temperaturas a rondar os 40 graus centígrados. Conduzir com estas temperaturas extremas não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança.
Conduzir um carro que se esteja a 35ºC no interior faz com que o tempo de reação seja 20% mais lento, equivalente a um atraso de resposta de alguém que conduza sob o efeito de álcool (0,5g/l). Esta descoberta foi realizada pela Seat, no ano de 2018, por engenheiros do Centro Técnico.
Torna-se essencial que, ao entrar no veículo que esteja a uma temperatura muito elevada, tentar reduzi-la ao máximo para realizar uma condução confortável e segura.
Sem dúvida que o uso do ar condicionado é uma solução muito eficaz para reduzir a temperatura no interior do veículo, mas existem vários truques para otimizar a sua utilização e refrescar o interior do automóvel.
1) O truque japonês
Este truque foi partilhado nas redes sociais por um cidadão do Japão e ficou viral por ser tão fácil de aplicar e eficaz a refrescar o interior do veículo.
Basicamente, este truque replica o efeito de uma ventoinha: primeiro abre-se uma janela e, de seguida, abre-se e fecha-se repetidamente a porta do lado oposto, de forma a expulsar o calor. Idealmente, faz-se este procedimento durante 1 minuto e ao entrar no carro, já se consegue sentir uma enorme diferença no calor acumulado no interior.
2) Percorrer os primeiros metros de janelas abertas
Muitas pessoas, assim que entram no carro e ligam o motor, acionam logo o ar condicionado na potência máxima para refrescar o carro o mais depressa possível. Mas, isto apenas causa desperdício de combustível e o sistema de ar condicionado funciona melhor com o motor em funcionamento.
Por isso, ao ligares o carro e o ar condicionado numa potência média, deves continuar com os vidros abertos durante alguns metros para ajudar a ventilar e expulsar o calor. Assim que começares a sentir o ar frio, deves fechar as janelas para acumular este ar frio dentro do carro.
3) Vento na cara sabe bem, mas não ajuda
Direcionar as saídas do ar condicionado para a cara ou para o corpo sabe bem quando está muito calor porque sentimos diretamente o fresquinho. Mas, não é a melhor técnica para refrescar o veículo.
Para evitar desperdícios, o ideal é direcionar as lamelas do ar condicionado para cima. Ao estarem a apontar para o tejadilho do carro, vão distribuir o ar frio de forma mais uniforme e eficaz, arrefecendo mais rapidamente o interior do automóvel.
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Redação e edição de texto por Mariana Marques